Entenda qual buffet mais indicado para cada ocasião

O buffet, palavra que tem origem francesa, também conhecido como bufê ou bufete, é um serviço de alimentação bastante utilizado no Brasil e no mundo.

Por sua vez, ele atende a demanda de eventos que necessitam servir uma grande quantidade de comida a diversos convidados, apresentando uma variedade de menus. Segundo o SEBRAE, o setor de buffet lucrou quase um bilhão de reais em 2011 no Brasil.

Existem alguns usos parecidos, embora diferentes, para o termo. Algumas pessoas usam a palavra buffet para se referir a locais específicos que oferecem a estrutura, o estacionamento, a decoração, iluminação e o serviço de cozinha para diversos tipos de festas.

As mais famosas são as festas infantis, em que há brinquedos para crianças, decoração de desenhos animados e filmes, como super-heróis ou princesas, e são servidas coxinhas, bolinhas de queijo, quibes e rissoles.

Também são comuns os salões de Buffet para casamento, com todo o espaço e acústica planejados para esse tipo de evento.

Entre outras coisas, um buffet pode ser encarregado dos seguintes setores de um evento:

  • Local;
  • Decoração;
  • Talheres e louças;
  • Alimentação;
  • Entretenimento;
  • Estacionamento;
  • Iluminação.

Entretanto, o buffet pode se referir apenas à disposição da mesa em que as comidas estão servidas, de forma que possibilite o ir e vir dos convidados, ao invés de simplesmente servi-los individualmente, como em um jantar comum.

Em um buffet para festa de 15 anos, por exemplo, pode incluir o serviço de buffet com garçons e garçonetes, que perambulam pelo evento servindo canapés, o que é chamado de buffet volante.

Outra forma conhecida é o buffet a domicílio, em que a equipe se desloca até o local do evento escolhido pelo cliente e presta seus serviços.

São diversos cardápios diferentes de buffet em domicílio no Brasil, como de massas, feijoadas e risotos, dos mais simples até os mais chiques.

A equipe leva todo o equipamento necessário até o salão ou imóvel desejado, sendo uma opção prática para quem não quer perder tempo planejando muita coisa, assim como atendem em horários bastante flexíveis, fazendo desde cafés da manhã até jantares.

Saiba mais sobre o buffet de pizzas em domicílio

Um tipo que está em alta é o Buffet de pizza em domicílio, que possibilita um rodízio de pizza em qualquer tipo de evento, criando uma verdadeira pizzaria no local ao contratar o serviço.

São diversos pacotes que vão de 10 a até 40 sabores diferentes, entre salgados e doces. Alguns acompanham bebidas, sobremesas e antepasto, tudo de acordo com o preço e o serviço desejados, além da presença de garçons em quantidade adequada ao número de convidados.

Existe uma variedade de Buffet de pizza disponível, desde a produção de mini pizzas, de variados sabores para festas infantis, até rodízios elaborados com ingredientes tradicionais.

São ideais para confraternizações mais informais como aniversários, mas o ponto mais importante do buffet a domicílio é a sua flexibilidade, e nada impede que esse serviço seja contratado para ocasiões diferentes, como noivados ou até mesmo eventos corporativos.

Na busca por Buffet para casamento barato, principalmente para os jantares e almoços posteriores, os buffets a domicílio podem ser uma ótima opção, seja de pizza, café da manhã, almoços tradicionais ou canapés.

Quais são os três tipos principais de buffet e suas indicações?

Os brasileiros, em geral, estão acostumados com eventos em que o buffet se constitui de uma ou mais mesas dispostas para que se sirvam livremente, desde frios e finger foods até sobremesas e pratos mais elaborados.

Esse tipo de serviço é chamado de buffet à americana, e é ideal para ocasiões mais informais, como confraternizações familiares ou um despojado Buffet para festa de debutante.

A vantagem do buffet à americana é a variedade de composições que podem ser feitas, agradando o paladar de todos os convidados e permitindo que se sirvam na hora que quiserem.

No buffet à inglesa, os garçons trazem os pratos da cozinha e servem os convidados na hora, o que pede uma ocasião mais formal, com lugares delimitados para um almoço ou jantar, assim como talheres e louças especiais.

O buffet à francesa é parecido, com a diferença de que os pratos já saem completamente montados da cozinha e tudo é metodicamente calculado para cada convidado. São ideais para jantares de gala, com ambientes sóbrios e elegantes.

Deixe uma resposta