A importância dos recepcionistas em eventos
Um dos times mais importantes em um evento de grande ou médio porte é o da recepcionista para eventos. Isso é de suma importância, pois é esse time de pessoas que tem um primeiro contato com o público da festa, dessa maneira, ter um bom time de recepcionistas, faz com que seu evento tenha uma primeira impressão muito boa.
Como já dizia o ditado, a primeira impressão é sempre a que fica. Por isso que é de suma importância que um time de recepcionistas estejam preparadas para atender todas as demandas que os convidados tiverem, sempre atuando de forma proativa e muito profissional.
– O que faz uma recepcionista de eventos?
Além de coordenar todas as peças do evento e contratação de manobrista para eventos, convidados, decoração, o organizador do evento é sempre um gestor de equipes. E por isso que é necessário que ele consiga lidar com uma equipa que quase sempre é composta por terceirizados ou freelancers, que nem sempre estão em uma mesma sintonia de trabalho.
Para isso é preciso sempre que o organizador atente-se para o histórico profissional daquela pessoa, para que assim ele consiga identificar quem tem mais afinidade para trabalhar com público em buffet para festa ou então para eventos com mais gala e assim por diante, mas o organizador de eventos sempre deve olhar para a recepcionista buscando um serviço qualificado em:
- Recebimento dos participantes;
- Tira-dúvidas sobre o evento;
- Feitura de credenciamento;
- Instruir participantes;
- Conferir validade de ingressos;
- Resolver imprevistos e mais.
Um bom profissional conseguirá atender a todos esses requisitos de forma correta e muito eficiente, fazendo com que patrocinadores, fornecedores, palestrantes e participantes tenham uma boa experiência.
Buffets para eventos
Além das recepcionistas é de suma importância que o organizador do evento corporativo esteja ciente que o buffet é imprescindível. Isso porque é uma das partes que há o contato entre os participantes possibilitando o famoso networking.
Mas para que o buffet para festa seja definido é preciso antes de tudo saber qual o tipo de buffet será mais adequado para o evento, se será self service, se será almoço, janta, coffee brake, servido e assim por diante. Mas para isso é preciso que o organizador do evento se organize com relação a:
- Data;
- Local;
- Duração;
- Perfil;
- Restrições alimentares dos participantes.
Também é de grande relevância entender o setor que a empresa que está oferecendo o evento é para que então o clima a ser transmitido com o evento seja o mais correto possível.
– Tipos disponíveis de buffet
Os tipos de buffet mais conhecidos no mundo dos negócios são:
– Coffee break
É aquela famosa pausa entre palestras ou apresentações, é quase sempre oferecido um pequeno lanche de modo que é composto por uma variedade de sanduíches, biscoitos e bolos, além de bebidas como café, chás ou sucos.
É muito indicado para eventos de networking.
– Coquetel
O coquetel é indicado para eventos mais requintados ou que possuem uma formalidade maior, nessa modalidade, os garçons circulam entre os participantes oferecendo salgadinhos, canapés, petiscos e bebidas.
Como nesse tipo de evento os convidados geralmente estão de pé, é mais recomendado que no menu tenha pequenas porções que são consumidas de forma prática e rápida.
– Brunch
É um buffet de origem britânica que une café da manhã com almoço, assim, é composto tanto por leite, pães e bolos como tortas, panquecas e bebidas alcoólicas.
Dessa maneira, tanto os recepcionistas como a escolha do buffet e de grande importância para que o evento, seja ele qual for seja o que tenha mais sucesso.