O universo dos eventos possui muitas opções que podem ser usadas para que a festa ou festival aconteça com qualidade. Questões de organização precisam ser resolvidas com atenção e considerando fatores que podem gerar alterações no evento, por exemplo, o som.
Independente do tipo de evento, o fator sonoro é uma coisa que as pessoas costumam se preocupar, pois, o som consegue animar o público.
Existem vários equipamentos do mundo da música que podem ser utilizados para deixar o som com qualidade. O tipo de aparelho ou estrutura relacionada ao universo acústico a ser utilizado, depende do evento que será realizado e do espaço disponível.
Métodos usados para o cuidado com o som
Em shows e grandes festivais, por exemplo, os responsáveis pela organização, precisam usar produtos e equipamentos que são específicos voltados a qualidade do som, para garantir que a passagem de som durante todo o espetáculo e a música não tenha interferências.
Uma barreira acústica, por exemplo, pode ser instalada no local do show. As barreiras são medidas protetoras contra os ruídos, ou seja, são soluções que podem ser usada durante e após o evento.
As barreiras servem como uma solução de remediação que podem ser aplicadas quando ocorrem problemas de ruídos ambientais. Este tipo de produto são instalados pelos engenheiros, em locais que possuem uma exposição de ruídos acima do normal.
Barreira com maiores tamanhos, conseguem impedir e diminuir a quantidade de som que entra nos ambientes. Os materiais usados na fabricação da barreira acústica são: painéis acrílicos, metálicos, madeira ou concreto.
Durante a instalação das barreiras, alguns aspectos são importantes como: estabilidade estrutural, peso, grau de absorção acústica e capacidade de isolamento e até aspectos de cunho subjetivo, por exemplo, a integração visual.
Como funciona o isolamento de som?
Com a organização de barreiras, outros elementos devem ser arrumados para garantir a qualidade do som. Usar materiais que tenham a ação e capacidade de isolamento acustico é uma excelente solução.
Essa técnica, consiste em não deixar os sons chegarem em outro ambiente, usando materiais que tenham alta qualidade e boa composição para impedir a passagem do som.
Os materiais usados para o isolamento de som são considerados densos e pesados, tendo a função de amortecer e dissipar a energia sonora como: chapa metálica, madeira maciça, vidros, paredes de tijolos maciços, cortiça, tapetes, mantas de borrachas, entre outros.
O uso de elementos como estes, viabiliza a formação de uma sequência com obstáculos, evitando a propagação do som e a dificuldade de passagem. Esses materiais são muito empregados para o isolamento acústico estúdio, que é muito importante para que os músicos tenham um som de qualidade.
O isolamento de ambientes necessita de reforço nas paredes e janelas, ou seja, criar uma camada dupla com vidro para dar resistência e abafar os sons. A porta do local, pode ser de madeira com chapa de aço na parte interna, pois com esse revestimento o som não chega nos lugares.
Estes são apenas alguns materiais que as pessoas utilizam em um estúdio de música, por exemplo, para uma boa capacidade sonora.
O teto e as paredes podem ser protegidos por uma espuma acustica feita de poliuretano poliéster que proporciona absorção sonora.
Um ponto muito importante ao utilizar as espumas sonoras em estúdios de música ou em outros ambientes, é verificar se o material é fabricado com material anti-chama, pois, em casos de acidentes, evita que a situação se agrave.
A espuma é um produto que pode ser usados em vários lugares para promover o conforto acústico, como:
- Estúdio de música;
- Gravação musical e TV;
- Sala de home theater;
- Call-center;
- Estúdio de locução;
- Restaurantes.
Ajudando a eliminar o eco e ruídos sonoros que possam atrapalhar o trabalho de pessoas que atuam na área de áudio ou o som de festas e grandes eventos.
Além da espuma, alguns ambientes podem ter uma janela acustica, que possui o vidro com a espessura maior que a de janelas comuns, para impedir que barulhos entrem nos locais, já que consegue barrar os sons, devido à grossura que o vidro tem.
Os inúmeros eventos que as pessoas decidem organizar, precisam de equipamentos, som e outros itens para que a festa aconteça.
Para conseguir o efeito desejado, os organizadores do evento usam o serviço de locação de equipamentos audiovisuais, onde as empresas disponibilizam: aparelhos de projeção, iluminação, som, geradores de energia e outros itens que são importantes para shows, festivais e até festas de aniversários, casamento, formatura, entre outras.
Portanto, cuidar da questão sonora ajuda a conquistar qualidade nos eventos, evitando que o som tenha alguma interferência, assim, problemas podem ser evitados e o seu evento será um sucesso, com ótimos ganhos.