Eventos são estratégias de comunicação e promoção da imagem da corporação aplicadas constantemente pelas empresas e organizações.
Podendo ser aplicado para aprimorar o relacionamento, promover a marca ou um produto ou até mesmo para desenvolver o relacionamento profissional.
Os diferentes objetivos de um evento, faz com que ele seja configurado e ocorra em diferentes formatos, por isso o planejamento para ter um evento corporativo perfeito é essencial, sendo o norteador para o profissional responsável pela sua elaboração e desenvolvimento.
Por meio dele é possível escolher o local, o tipo de alimentação, os recursos visuais, as estruturas, as atrações e o tempo de duração.
Para conseguir elaborar o planejamento alguns informações são indispensáveis:
- Qual é o valor total do investimento?
- Quanto tempo de duração terá o evento?
- Qual a data para sua realização?
- Qual será o número de convidados?
- Qual objetivo do evento?
Com a respostas das perguntas o projeto do evento consegue ser realizado contemplando todas as necessidades da organização.
Estruturas
Definido o local e o modelo de evento a estrutura pode ser planejada e elaborada para que o evento possua o formato necessário.
Os modelos de eventos que ocorrem com exposição de produtos de um segmento ou mesmo de uma única marca eles precisam de espaços delimitados para que um produto não seja confundido ou mistura com outro.
Para conseguir essa divisão e organização dos espaços, os eventos são estruturados com stands que podem possuir modelos e tamanhos padronizados ou podem ter tamanhos diversificados.
A montagem de estandes também precisa ser planejada e bem executada, pois ela influência diretamente na dinâmica, organização e estética do evento.
Normalmente a empresa que fornece a locação dos estandes também produz o projeto de distribuição, oferecendo sempre mais de uma opção de montagem. Para o desenvolvimento do projeto o profissional responsável ouve a demanda e faz sugestões dos melhores estilos.
Após escolha da melhor forma de distribuir e organizar essa estrutura, a montadora de stand é responsável pela montagem e desmontagem dos estandes.
Além do benefício do projeto, o aluguel de estandes tem a vantagem de ter estruturas modernas, novas e mais econômicas.
Quando os eventos são compostos por rodadas de negociação ou palestras e apresentações é necessário ter mesas e cadeiras para acomodação das pessoas.
O estilo de mesa pranchão para eventos é o mais comum, esse modelo permite que mais de uma pessoa utilize a mesa ao mesmo tempo de maneira bem organizada.
Com mais espaços as pessoas também conseguem se acomodar melhor, proporcionando uma experiência com mais conforto.
A mesa pranchão assim como os estandes pode ser alugada para eventos, como há um variedade de modelos disponíveis para o aluguel de mesa pranchão é necessário verificar quais são os melhores para realização de cada evento, há modelos que vão desde de madeira a polipropileno.
Cada produto possui suas vantagens, os modelos de madeira são mais pesados, por isso a sua utilização precisa ser planejada para lugares fixos, já as de polipropileno são mais fáceis de transportar.
Há ainda modelos que são dobráveis que também contribui com o transporte e armazenamento.
Recursos Visuais para eventos
O visual do evento agrega valor a ele, o torna mais organizado e promove uma boa imagem tanto do evento em si quanto da organização responsável pelo evento.
A decoração bem como os materiais gráficos precisam ter alta qualidade e serem distribuídos e alocados estrategicamente.
O banner em jundiaí é um bom recurso para promoção do visual, por terem diversos formatos e modelos, eles podem ser produzidos em grande quantidade e distribuídos no espaço do evento, podem ser colocados no alto suspenso por fios, podem ser colocados nas paredes dos estandes ou do próprio local ou ainda podem ficar no corredor apoiado no tripé para banner, estrutura específica de apoio.
Investindo tempo e recurso de maneira estratégica é possível desenvolver e executar todo o projeto do evento com organização.
Dessa forma todas as etapas estarão alinhadas e o trabalho será focado no alcance do objetivo do evento, a principal meta de todo o projeto.
Assim, além do objetivo principal, o evento consegue promover a imagem da organização perante o mercado, estreitando o relacionamentos com os públicos e se posicionando no mercado, aumentando as vendas, a produtividade e os lucros.