Entenda a respeito de coberturas para eventos

Pensar em um evento ao ar livre é uma tarefa que exige diversos cuidados, sobretudo quando o espaço não é todo equipado com energia elétrica, iluminação, banheiros entre outros fatores. Um dos aspectos mais importantes neste universo de festas e eventos em ambientes abertos é o uso coberturas, seja por meio de tendas ou outras estruturas.

Afinal, por mais que em determinadas situações a intensão seja festejar a céu aberto, há algumas necessidades específicas para proteção do sol, da chuva ou até mesmo do sereno durante as madrugadas. Diante disto, há uma gama de coisas a se observar e tipos de tendas a escolher.

O primeiro passo é ter a medida exata do tamanho do local a ser coberto. Além de dar mais exatidão na hora do orçamento, por exemplo, é possível planejar com detalhes como vai ser a montagem da estrutura de cobertura e se ela vai interferir de alguma forma no layout planejado para o evento.

Com as medidas definidas, um outro fator é o solo onde as estruturas serão firmadas. Por mais que seja possível a montagem de tendas em pisos de asfalto, a aderência dos pilares fica melhor em solos cascalhados ou de terra, até mesmo por conta da maior facilidade para afivelar ganchos que firme as vigas, quando há a necessidade.

Tipos de cobertura para eventos

Com todo o esquema definido é hora de escolher o tipo da cobertura, seja uma cobertura para pergolado ou outra. Em se tratando de tendas, que são aquele tipo de estrutura metálica revestida por materiais diversos, podemos citar alguns tipos principais, como:

  • Estrutura piramidal;
  • Chapéu de bruxa;
  • Sanfonada;
  • Estilo galpão.

A piramidal é o tipo maior, que abriga grandes auditórios ou eventos que precisam de mais espaço. A chapéu de bruxa tem este nome por conta do seu teto em formato de cone, que favorece a acústica e a decoração.

Já a sanfonada é a mais prática, por ser dobrável e fácil de montar, geralmente é usada em estruturas menores. Já a estilo galpão é mais requintada, criando uma espécie de túnel, com proteção não só no teto, como também nas laterais.

Uma coisa que vai influenciar na escolha é o tipo do evento e o que o espaço oferece. Alguns locais já tem estruturas quase prontas, que podem receber cobertura com mais facilidade, como treliças, pergolado com vidro, vigas ou grades laterais. Para cobertura de pergolado. Mas ainda há a opções mais sofisticadas como vidro, acrílico ou algo mais resistente como o policarbonato.

Cobertura de policarbonato

Cobertura de policarbonato é aquela utilizada normalmente em bandôs de janelas, como cobertura de passarelas ou até mesmo como telhados para garagens. Elas também têm sido cada vez mais usadas como alternativas mais sofismadas e bem elaboradas para eventos.

O seu custo normalmente é mais elevado do que as demais possibilidades, mas o benefício e o resultado estético é, sem dúvida, superior a qualquer tipo de tenda, lona ou acrílico instalado em uma montagem. A cobertura de policarbonato preço m2 depende do tamanho que vai ser usado.

Em um casamento ao ar livre, por exemplo, monta-se o altar em percolados que podem ser revestidos com o policarbonato. Além disto, espaços menores, como pista de dança, bar, lounges também podem ser ambientes a serem investidos tendo a cobertura de policarbonato como parte da estrutura.

Uma das coisas que chama atenção em relação às coberturas de policarbonato é o aspecto da segurança que elas proporcionam para o ambiente em que é instalado, seja em uma residência ou um comércio ou como parte de um evento. Os toldos preços m2 variam conforme o tamanho.

Entre as particularidades está o fato de ela não propagar fogo – o que conta, inclusive, como um ponto positivo na hora de uma vistoria para obtenção do alvará do local ou da festa a ser realizada, por exemplo – e ainda têm proteção ultravioleta. Ou seja, para quem acreditava que o fato da cobertura transparente não fazer sentido para dias de sol, vale ressaltar que o que ocorre na verdade é a diminuição da incidência do sol nos participantes.

Por último podemos citar o maior controle térmico que estas estruturas possuem em relação ao vidro e à lona das tendas, por exemplo. Isso porque a condutibilidade térmica do policarbonato é menor do que a destes outros materiais.

Por tanto, além de mais seguro, protegido contra raios ultravioletas, este tipo de cobertura ainda proporciona uma sensação climática mais agradável no local em que é instalada. A tenda sanfonada é uma opção de cobertura também.

Deixe um comentário