refeição

Dicas essenciais de estrutura para eventos

Para organização de eventos perfeitos, é preciso prestar atenção em diversos detalhes. Isso porque são as pequenas coisas que fazem a diferença. Pode ser até que as comidas e a decoração estejam perfeitas, mas se os bastidores e a estrutura não forem de qualidade, tudo pode dar errado.

Por conta disso, hoje vamos falar de alguns detalhes dos bastidores que quase ninguém preta atenção: a iluminação, as instalações sonoras e a segurança.

A importância da iluminação nos eventos

A maioria das festas e eventos acontece ou em galpões grandes ou em buffets. Assim, para garantir que não haja nenhum problema com a iluminação, o gerador aluguel é o mais escolhido. Ele é um gerador de energia pronto para ser utilizado caso a energia local falte. Espaços como chácaras também utilizam muito esse item.

Para que a iluminação de certo de maneira geral, é preciso, primeiro, de planejamento. Isso permitirá saber onde instalar determinados acessórios. Para que o planejamento seja perfeito, também é necessário ter claro o objetivo do evento. Por exemplo: eventos comerciais geralmente pedem muita iluminação e lâmpadas brancas. Já uma iluminação para festa pode pedir luzes mais baixas e amareladas.

Inclusive, o gerador silencioso é a melhor escolha, já que ele não atrapalha outras atividades e mantém a qualidade do momento.

Outro ponto que deve ser lembrado é que a iluminação tem o objetivo de focar ou ocultar determinados momentos do evento. Um bom exemplo disso é a valsa na festa de 15 anos. Ao contrário do que alguns acham, esse tipo de planejamento não é simples e precisa ser feito de maneira completa e por especialistas.

Algumas dicas para realizar uma iluminação de qualidade em eventos são:

  • Não fuja do tema do evento;
  • Estruture a localização das lâmpadas antecipadamente;
  • Não esqueça de verificar o espaço;
  • Não esqueça de verificar a energia disponível;
  • Escolha equipamentos de qualidade;

O som faz toda diferença

Além da iluminação, o som também faz toda a diferença em qualquer evento. Isso envolve não só a música com a caixa de som profissional, mas também os avisos feitos no microfone e até mesmo a luz. Isso porque é muito comum combinar o tipo de iluminação com o tipo de som. Porém, para que tudo saia da maneira correta, é preciso que se utilizem materiais de qualidade.

Assim, o mais recomendado é uma locação de caixa de som de qualidade. E não só isso. A instalação e a estrutura de como será feita toda a sonorização também precisa ser planejada.

Da mesma forma que a iluminação, as estruturas sonoras também precisam ser feitas por profissionais especializados. Isso evitará diversos problemas. Além disso, outra dica é manter acessórios de reserva, para caso algum deles dê defeito no momento errado.

Em caso de festas, também é necessário saber como serão as atrações sonoras antes de planejar todos os passos. Isso porque a estruturação do som pode se modificar. Por exemplo: bandas normalmente contém seus próprios aparelhos de som, assim como DJs. Já músicas ambientes precisam ser providenciadas pela organização.

Outras partes importantes da organização de eventos

Além da iluminação e do som, existem outras partes relacionadas à estrutura que também importam. Uma delas é o próprio local onde o evento acontecerá. É preciso que ele tenha capacidade para receber a quantidade de pessoas que se espera e que a qualidade da construção seja alta.

Outra questão muito importante são as estruturas de segurança. As saídas de incêndio, por exemplo, são obrigatórias em qualquer tipo de evento. Elas evitam tragédias e garantem a segurança dos convidados. Extintores também são itens necessários. Alguns outros acessórios são:

  • Alarmes de incêndio;
  • Licenças e autorizações necessárias;
  • Laudos técnicos;
  • Vistoria sanitária;
  • Brigada de incêndio.

Por que contratar profissionais especializados?

Organizar um evento pode até parecer fácil para algumas pessoas, mas a verdade é que dá muito trabalho. Assim, o ideal é contratar profissionais especializados para todo o planejamento. Isso evita muitos problemas e garante que todos os passos serão cumpridos, principalmente em relação à segurança.

Assim, as pessoas que contratam organizadores de eventos profissionais podem aguardar tranquilas e diminuir a ansiedade em relação ao resultado final. É claro que é necessário acompanhar os trabalhos realizados. Mas estando na mão de pessoas que entendem do assunto, a tranquilidade é muito maior.

Isso faz com que seja muito mais fácil curtir o momento, seja ele em um evento corporativo, um festival ou uma festa.

Deixe um comentário