Os eventos coorporativos são reuniões voltadas a empresas e empreendedores, cujos objetivos abrangem desde a troca de conhecimentos e de novas tecnologias, até um simples evento de confraternização.
Eles proporcionam novas oportunidades para diversos profissionais e benefícios diversos, como vínculos e parcerias. Existem diversos tipos desses eventos e, tanto para os que os organizam quanto para os que irão participar, é importante saber algumas coisas.
Eventos corporativos: definição, tipos e benefícios
O workshop é um dos tipos mais comuns de eventos, assim como também são facilmente confundidos com cursos comuns.
Nesse local, pessoas são reunidas para discutir um tema ou questão específica pré-selecionado pelos organizadores, de modo que se aprofundam nele por meio de discussões e debates.
Seu método de desenvolvimento está inteiramente ligado às atividades práticas. Essas exposições são mediadas por um ou mais mediadores.
Outro tipo de treinamento comum, mas que também se encaixa no molde de evento corporativo são as palestras.
Geralmente, são encontros onde um orador ou mais, buscam explicar de maneira dinâmica e fluida, sobre um assunto em questão, uma novidade ou algo que foi descoberto.
Muitas vezes, possuindo um tempo de duração curto, podendo ou não contar com a interação da plateia. Também há a mesa redonda, que é um tipo de debate realizado, principalmente, no meio acadêmico.
Onde vários profissionais de uma área, debatem sobre os assuntos pertinentes ao seu campo de estudo, mediados por uma autoridade maior, como um professor ou Doutor.
Outro tipo de evento comum é o simpósio, que nada mais é que um encontro para se realizar debates e discussões sobre um assunto específico, todavia, buscando ao mesmo tempo, um aprofundamento na área científica.
Os seminários são eventos semelhantes aos supracitados, porém, seu objeto de estudo está relacionado a temas recém-descobertos. Durante os seminários, também é possível que sejam oferecidos cursos relacionados à temática.
Por fim, temos o congresso, que reúne palestras de vários assuntos específicos, com o objetivo de informar, nele podem ter workshops e mesas redondas, inseridas na programação.
A participação em eventos corporativos, é a chave para que pequenos empreendedores possam aparecer e crescer no mercado.
Pois, tais locais são frequentados por profissionais de uma área específica e a troca de ideia, vinculação, criação de rede de contato.
Além do ganho de visibilidade, tornam esses locais perfeitos para o crescimento de pequenas empresas e surgimento de negócios.
Como organizar um evento corporativo de sucesso?
Na organização de qualquer tipo de evento, você pode encontrar dificuldades quando realizada de maneira inadequada ou por pessoas não qualificadas.
Para qualquer projeto, é necessário que haja previamente, uma estruturação de ideias e também de compromissos, que o organizador deve seguir fielmente para alcançar seu objetivo.
Quando se estrutura um evento corporativo, é importante que os organizadores conheçam o limite de pessoas que o local suporta.
Pois o excesso de visitantes é um erro, que pode causar muitos desconfortos e imprevistos com a estrutura – de banheiros, por exemplo.
Na busca por locais para realizar uma feira corporativa, deve-se procurar por locais bem estruturados. O aluguel de stands Fortaleza, é uma boa opção se você está nesta região.
E deve ser utilizado para que os empresários e empreendedores avulsos, tenham um local onde chegar e conhecer os produtos e serviços expostos.
Esses estandes devem possuir um tamanho adequado, para a instalação e não devem impedir o tráfego de pessoas durante o evento.
É interessante realizar essas reuniões em locais abertos também, mas o organizador precisa ficar atento aos agentes naturais, como a ocorrência de Sol forte ou chuvas e tempestades.
As coberturas para festas são de extrema utilidade nesses casos, para proteger tanto os visitantes como também os estandes e seus colaboradores.
Alguns locais contam com a cobertura automática, que funciona como um telhado elétrico. As promoções também são um fator diferencial em um evento.
É possível usar veículos de comunicação, para notificar empreendedores e empresários sobre um evento que pode interessá-los. O balão de propaganda é um dos métodos mais usados para a comunicação visual.
E, geralmente, são instalados na parte externa dos eventos. O uso deste recurso, é uma forma de captar a atenção das pessoas, as instigando a visitar o evento.
Podem também ser instalados na parte interna do evento, servindo não só como ponto de referência, mas também como forma de complementar a decoração e chamar a atenção para algo que se deseje destacar.
O preço desse balão tem uma variação que beira próximo aos R$1.000,00. Todavia, ainda é possível encontrar, através de pesquisa, um aluguel mais barato.
Algumas dicas gerais para esse tipo de eventos incluem:
- Uma boa localização;
- Estrutura, incluindo estacionamento no local;
- Informação dos organizadores, a respeito de qualquer inovação que possa ser alvo de debates.
- Estratégias de marketing efetivas e bem planejadas;
- Sorteios durante os eventos;
- Lembranças, como bottons, adesivos, dentre outros.