Como organizar uma feira gastronômica

Organizar um evento é sempre um desafio, afinal, existe uma série de aspectos que precisam ser definidos que vão desde garantir o conforto das pessoas que visitarão como tornar um ambiente funcional para aqueles que vão expor os seus produtos e também os seus serviços, como em um feira gastronômica.

Um dos eventos que mais vem chamando a atenção nos últimos tempos são as feiras gastronômicas.

Uma feira gastronomica, entretanto, precisa de atenção em muitos aspectos, principalmente, quando falamos sobre o planejamento.

Mediante a todas essas informações  neste artigo trataremos sobre como elaborar e planejar uma feira gastronômica de sucesso.

Planejando uma feira gastronômica

Quando falamos de qualquer evento que reúna diversos pessoas de diversos expositores é preciso atentar-se para muitos aspectos.

Em uma feira gastronômica a preocupação ainda é um pouco maior, afinal, haverá a degustação de alimentos e bebidas, e, portanto a higiene e a funcionalidade são essenciais para garantir a qualidade do evento.

Assim alguns pontos que precisam ser levados em consideração antes de começar a executar as etapas do evento são:

  • Utilização de utensílios limpos;
  • Higienização;
  • Distribuição dos espaços;
  • Composição dos ambientes;
  • Preparo dos alimentos.

Abaixo falaremos sobre alguns pontos que são essenciais para que uma feira gastronômica seja planejada de forma organizada.

1.  Infraestrutura

O local é muito importante para uma feira gastronômica, por isso precisa de atenção redobrada. É preciso então levar em consideração o tamanho do evento, afinal, lugares maiores para públicos menores não é muito aconselhável.

Também é preciso levar em consideração se o local é aberto ou então fechado com cobertura, e se possui também recursos necessários para que os expositores e os convidados sejam atendidos como banheiros, cozinhas, estacionamentos, geradores de energia e outros elementos.

Caso local seja aberto é importante verificar se o mesmo possui cobertura para festa ao ar livre em caso de intempéries climáticas.

Se sua feira gastronômica for composta apenas por food trucks é necessário verificar se o espaço é o suficiente para agregar todos os expositores e também para o fluxo de pessoas que irão ao evento.

2. Selecione os participantes

Um ponto essencial para sua feira gastronômica são os participantes, afinal, eles que trarão classe e farão com que o público visite o seu evento. Por isso, encontre os melhores chefs e pratos diferentes, e que consiga agradar diversos paladares.

Entretanto antes de convidar quais são os participantes da feira gastronômica é sempre preciso fazer uma pesquisa do perfil do público que irá ao seu evento, só assim é possível identificar a culinária correta para proposta do evento.

3. Entenda a logística

Importante para que sua feira gastronômica tenha sucesso é você conseguir entender como que ocorrerá a logística do evento.

Qual será o horário de realização de evento? Quais ingredientes e equipamentos precisam ser levados? Qual o valor do investimento? É preciso levar cobertura para festa ao ar livre?

Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que seja  possível identificar e traçar um plano que permita que o evento ocorra sem grandes imprevistos.

Estratégia de divulgação

Além de ser importante contar com uma estrutura bem montada e uma logística bem definida, é preciso também investir em divulgação.

Principalmente, nos dias atuais as redes sociais têm um grande alcance e não divulgar a sua feira gastronômica nessa rede pode fazer com que o evento não tenha o impacto que você planejou.

Por isso, divulgue seu evento ao máximo seja ele de gastronomia francesa, de hambúrgueres gourmet ou então de gastronomias exóticas. Elabore um plano de ação de marketing.

Abaixo falaremos sobre como montar uma estratégia de divulgação que seja eficiente para atrair o público .

1. Redes sociais

Como falamos as redes sociais têm sido o principal meio de divulgação de eventos, em especial em feiras gastronômicas.

Assim, existem algumas ferramentas presentes nessas redes sociais que facilitam o encontro do evento, seja ele de food trucks ou de buffet de crepe para 100 pessoas, e também em alguns casos possibilita a venda de ingressos.

 É possível o engajamento do público pelas redes sociais por meio de sorteios,  entrega de presentes ou então estratégia de arrecadação.

2. Mídias tradicionais

Apostar nas redes sociais é uma grande estratégia, entretanto, utilizar as mídias tradicionais como o rádio, a televisão, e jornais da região pode ser uma estratégia eficiente para divulgar a sua feira gastronômica.

Por isso, na sua estratégia utilize tanto meio virtual como meio físico para que o seu evento atinja o maior número de pessoas possível.

Assim vimos que para uma feira gastronômica ter sucesso é necessário um grande planejamento.

É preciso atender para diversos detalhes como a escolha dos expositores, a preocupação com a infraestrutura (como saber se ocorreu a manutenção corretiva de geradores no local), e claro, a construção de uma estratégia de marketing eficiente e que atinja o maior número de pessoas possível.

Deixe um comentário