O ramo de gravações em metal, seja para produzir peças para eventos ou outro segmento, tem se tornado cada vez mais popular. Isso faz com que o mercado tenha uma grande e constante expansão.
Criar um evento requer uma alta habilidade em organizar, produzir e administrar pessoas e espaços. Assim, utilizar métodos avançados – como a gravação em metal – é imprescindível no setor. Por conta disso, as metodologias dessa prática tem se modificado e estão se adequando cada vez mais as necessidades do mercado.
Para entendermos melhor como se dá esse processo, confira no artigo a seguir como é feita a gravação em metal com foco em eventos.
Como funciona a gravação a laser?
Esse processo também é conhecido como corte a laser e é um dos meios de gravação em metal mais popular.
O laser entrega muita confiabilidade no corte de todo tipo de material, isso porque o processo de corte é muito preciso ao ser realizado por uma máquina que concentra uma grande parte de calor no material de acordo com um desenho pré-determinado.
Além do metal, é possível usar essa técnica em:
-
Plástico;
-
Madeira;
-
Aço;
-
Acrílico.
Basicamente, o que vale para essa técnica é a criatividade para produzir peças únicas e exclusivas.
Como dito, a gravação é feita por meio de um laser – daí o nome da técnica – que superaquece o material e consegue realizar uma gravação – normalmente escrita – ou até ultrapassar a peça e desenhar com alguma abertura.
Esse procedimento é extremamente eficiente, permanente e deixa o material resistente a corrosão ou raspagem.
Abordamos até agora a gravação de forma técnica, porém a gravação a laser em metal conta com uma estrutura tecnológica para realizar todo o procedimento sem erros.
Esse procedimento acontece em duas etapas. A primeira é o desenho do que será gravado e é nesse ponto que se pode inovar e fazer uma peça única.
As matrizes do item são desenhadas a partir de um software de design e, logo após, é enviada para a impressora. Quando ativada, a máquina realiza o processo de gravação no produto conforme as matrizes inseridas.
Esse pode parecer um procedimento extremamente complexo, porém, já é altamente distribuído no mercado e é relativamente fácil achar algum local que faça gravação a laser em metal sp.
A gravação voltada para eventos
Depois de entender como funciona o processo de gravação, é mais fácil compreender a sua aplicação voltada para a área de eventos e como a construção consistente dessas peças pode auxiliar a cativar o público de seu negócio.
Quando se vende um produto, é preciso pensar na experiência que o cliente terá, como vai usá-lo e entender como ele será produtivo para o cliente.
Na produção de eventos é preciso seguir a mesma linha. Porém, neste caso o produto consiste em todos os detalhes, emoções e experiências que o público terá.
Sendo assim, é preciso pensar em gerar uma ligação mais próxima do público com o seu evento e esse é um desafio bem complexo.
A gravação tem um papel ativo nesse ponto, pois ela entrega para as pessoas sensações únicas, com peças sob medida e uma comunicação visual que tem o poder de encantar.
Usando a criatividade para criar peças
Existem peças essenciais para eventos que podem ser produzidas com o processo de gravação e agregar muito para o seu evento, vamos ver algumas peças que trazem essa possibilidade.
1. Banners
O uso de banner para eventos é praticamente uma regra. Afinal essa é uma estratégia de marketing muito efetiva.
Desse modo, optar por produzir esse material com a gravação a laser é ainda melhor, devido a possibilidade praticamente infinita de modificação do que pode ser escrito, desenhado e cortes que podem ser feitos.
Normalmente os banners são constituídos de materiais simples e já apresentam uma característica muito boa de comunicação visual, ao passar as principais informações sobre um produto.
No entanto, fabricar um banner totalmente personalizado com a cara do seu evento será ainda mais efetivo.
2. Placas
Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, a utilização do método de gravação para produzir placas pode ser uma forma de investir efetivamente na comunicação visual.
Normalmente as placas são utilizadas para indicar alguma localização ou parte do evento. Para além disso, ela placa pode ter diversas outras funções, como ser distribuida como brindes para agradar o público.
3. Totens
Com foco em criar uma relação pessoal com o público alvo, os totens são muito utilizados como uma forma de dar um rosto ao seu evento, marca ou logotipo.
Os totens podem ser destinados para brindes e também como decoração do evento. Esse produto é muito usual por criar uma relação mais próxima do cliente e, hoje em dia, o cliente compra ou dá valor para um produto mais pela emoção vinculada a ele do que, necessariamente, pela sua aplicação e/ou necessidade.