Veja os tipos de cobertura mais indicadas para festas e eventos

Em dias bonitos e ensolarados, eventos ao ar livre são uma ótima pedida.

Eles são uma maneira de comemorar momentos importantes, como formaturas, aniversários e casamentos de uma maneira diferente, além de próxima à natureza.

O problema é que, por mais que a previsão do tempo prometa sol e céu azul o dia todo, o tempo sempre pode virar.

Mas, nada de pânico: isso não significa que o evento será arruinado, muito menos cancelado.

Basta investir na locação de lona para eventos, ou mesmo em outros tipos de cobertura. Confira, a seguir, algumas opções de plano B para festas e eventos ao ar livre:

Cobertura de lona

Bonitas, práticas e eficazes para abrigar convidados, as lonas estão entre as opções mais populares para eventos a céu aberto.

Por conta disso, é muito fácil encontrar estabelecimentos especializados em providenciar cobertura de lona para festa.

Estas, porém, não são as únicas vantagens de contar com este produto. Outro de seus benefícios é a multiplicidade de formatos e modelos, tais como:

  • Sanfonadas;
  • Piramidais;
  • Tensionadas;
  • Bolhas;
  • Galpões.

Ao decidir qual é o melhor para a sua ocasião, é importante consultar um profissional especializado, que conheça as particularidades de cada um dos tipos de lonas para festa.

Cobertura de policarbonato

Assim como a lona, o policarbonato cumpre bem a função de abrigar atrações e convidados caso haja chuva no dia do evento.

A diferença é que este polímero plástico é rígido e transparente, impactando a decoração da ocasião de uma maneira diferente. Assim, há quem prefira o policarbonato por questões estéticas.

Contudo, há uma desvantagem importante que precisa ser considerada: este tipo de cobertura não filtra a luz do sol.

Assim, em regiões muito quentes, ou durante o verão, ele pode tornar o ambiente do evento desconfortável para os convidados. Por conta disso, deve ser usado com parcimônia.

Cobertura de vidro

Apesar de menos usual, nada impede que o vidro também seja usado como proteção para eventos a céu aberto.

Entretanto, é preciso levar em conta que a cobertura de vidro preço é mais elevado que as opções plásticas, como a lona e o policarbonato pois, além de ele próprio ser um material mais nobre, ele é mais pesado.

Consequentemente, é necessário contar com uma estrutura mais robusta para sustentá-lo, o que também custa caro.

Ainda assim, esta opção traz vantagens, como um excelente aproveitamento da luz natural, forte apelo estético e muita resistência.

Portanto, ao escolher entre a cobertura de vidro ou policarbonato em seu evento, é importante pesar os prós e os contras, incluindo a relação custo-benefício.

Pergolado

Em alguns casos, o objetivo da cobertura não é proteger o local da festa do sol nem da chuva, mas ser estritamente um objeto decorativo. Nestas situações, o pergolado é uma excelente opção.

Muito usado em quintais de residências, ele consiste em uma estrutura de madeira, que costuma criar uma espécie de cômodo no espaço interno. Apesar de não ser coberto, ele pode ser incrementado com elementos decorativos como:

  • Flores e ramos de folhas;
  • Lanternas;
  • Luzes em correias;
  • Cortinas;
  • Fitas coloridas.

Assim, pode-se personalizá-lo, para que contribua com a atmosfera pretendida para o evento.

Além disso, caso realmente chova, ou o sol esteja muito forte, nada impede que o pergolado seja usado para apoiar uma lona.

Deste modo, o evento fica protegido de eventuais imprevistos climáticos.

Toldo fake

Contudo, o pergolado não é a única cobertura para festas que não tem a proteção contra elementos climáticos como objetivo.

Atualmente, os profissionais da área de eventos (principalmente de casamentos) têm apostado em outra tendência: o toldo fake.

Ele tem este nome pois, como o próprio nome diz, não é, de fato, um toldo, apenas a simulação de um.

Neste caso, usa-se elementos de sustentação, como postes metálicos ou de madeira, para posicionar itens como cortinas, fitas ou luzes em correia em um formato que simule o de uma lona.

Além do efeito estético interessante, este tipo de cobertura também tem uma função prática: sinalizar para os convidados onde acontece o evento.

Pode parecer algo muito básico, mas, quando uma festa acontece em um local grande e aberto, como uma chácara, é necessário.

Do mesmo modo, se chover, adaptar o ambiente à condição climática fica tudo mais fácil. Afinal, todo o ambiente já foi projetado como se estivesse sob uma lona.

Deixe um comentário