Não são só as crianças que adoram uma festa de aniversário: os adultos, como pais e demais familiares, também gostam de comemorar mais um ano de vida dos pequenos em alto estilo, rodeados de pessoas queridas.
Entretanto, como em qualquer outro evento, é fácil se deixar levar pelo entusiasmo durante os preparativos. Com isso, uma série de problemas podem surgir.
Como atrações não pensadas para as crianças, comida demais ou de menos ou um orçamento estourado, que pode comprometer as finanças familiares.
Para que a festa seja um momento de alegria e não de stress, é preciso ter cuidado com o planejamento – que deve começar com no mínimo um mês de antecedência.
No caso de celebrações mais simples. Além disso, vale a pena seguir as dicas dos profissionais. Confira algumas delas a seguir:
Definir um orçamento logo no início
A decoração festa infantil é, de longe, a parte mais gostosa de se preparar. Afinal, a família toda se envolve em elementos, como a escolha do tema, as cores, preparo do bolo, docinhos, etc.
Mas, antes disso, é preciso administrar um fator um pouco mais delicado: o dinheiro! A primeira coisa que os profissionais da área fazem, é perguntar aos pais quanto eles podem gastar na ocasião.
Isto não é sem motivo: todo o planejamento gira em torno do dinheiro disponível. Portanto, fixar uma quantia logo no início, pode evitar muito estresse mais adiante.
Do mesmo modo, quando o orçamento é limitado, é preciso falar ao aniversariante quando alguma ideia dele ultrapassa o valor que pode ser gasto.
Para evitar choro, pode-se emendar a notícia com alguma outra sugestão interessante – e mais em conta – para a festa. Algumas sugestões para cortar custos, são:
- Fazer o bolo e os docinhos em casa;
- Abrir mão de um buffet profissional;
- Contar com poucos convidados;
- Realizar pesquisas sobre preços disponíveis.
Escolha um local apropriado
Um buffet infantil no ABC ou em qualquer outra localidade, é a melhor opção para fazer uma festa, quando a família do aniversariante não pode – ou não quer – gastar muito tempo com os preparativos.
Isto porque, tais estabelecimentos costumam oferecer pacotes fechados para eventos. Normalmente, eles alinham dois fatores: o tema da festa e a quantidade de convidados, crianças e adultos.
Deste modo, eles se encarregam de toda a logística por trás da ocasião. Entretanto, uma celebração em um buffet, pode exigir um investimento mais alto do que a família pretende.
Mas isso não é um impeditivo para uma festa incrível: o salão de festas do prédio da família, ou a casa de algum parente, também pode ser palco de muita diversão.
Basta caprichar na comida, na bebida e no entretenimento, tanto para os pequenos quanto para seus pais, como será visto mais adiante.
Monte uma playlist personalizada
As musicas para festa são imprescindíveis em toda e qualquer ocasião do tipo, seja ela de aniversário, casamento ou bodas.
As celebrações infantis não são exceção: tocar as canções que agradam aos pequenos, é um detalhe que ajuda a tornar o evento um sucesso.
Nessa hora, os pais podem contar com um recurso muito usado no dia-a-dia: os aplicativos de rádio, que permitem o download de músicas e a montagem de playlists.
Ele pode ficar ativo em um smartphone ou computador que, por sua vez, esteja conectado a uma caixa de som.
Agora, quando o orçamento está mais folgado, é possível investir em uma banda para eventos SP que trabalhe com músicas infantis. É possível até mesmo fazer uma roda de música, envolvendo todos os convidados.
Conte com um gerador de energia
Falhas de energia podem acontecer a qualquer momento. E, durante uma festa infantil, elas podem ser fatais: muitas das atrações, como brinquedos infláveis e videogames, não funcionam sem eletricidade.
Por conta disso, vale a pena investir na locação de geradores. Caso haja alguma falha na rede de distribuição elétrica, ele entra em ação.
Sendo capaz de alimentar o local por algumas horas, até que a situação se normalize. Assim, este contratempo não afeta o andamento da festa.
Do mesmo modo, caso a ocasião seja celebrada em um buffet, é muito importante certificar-se de que o local conta com um gerador de energia.
Afinal, a ocasião exige um investimento considerável e a queda na eletricidade não pode afetá-la.