Trazendo uma boa festa para todas as idades

Ocasiões especiais, como aniversários, casamentos e formaturas, não costumam passar em branco: afinal, todos querem comemorá-los junto a amigos e família.

O problema é que, em alguns casos, isso envolve convidar pessoas com idades muito diferentes, desde crianças até idosos. Assim, agradar a todos se torna algo mais complexo, fazendo com que alguns anfitriões desistam da tarefa.

Isso, entretanto, não significa que a tarefa seja impossível: há algumas boas práticas adotadas por profissionais da área de festas e eventos para que a ocasião seja agradável para todos, independentemente da idade.

Confira algumas delas a seguir:

Escolha temas neutros

Muitas vezes, irmãos de idades diferentes fazem aniversário em datas próximas. Diante disso, os pais optam por unir ambas as ocasiões em uma única festa, criando uma comemoração dupla.

O problema é que, nesses casos, a diferença da idade pode ser um empecilho para definir um dos principais elementos das festas infantis: o tema.

Por conta disso, no caso de uma celebração conjunta, é preciso investir em elementos decorativos neutros, usando recursos como uma bola de isopor pintada e cores que os aniversariantes gostem.

No caso de irmãos de gêneros diferentes, também é possível investir em temas complementares, com João e Maria ou Heróis e Heroínas. Assim, agrada-se a ambos.

Monte um cardápio diverso

As comidas e bebidas estão são o ponto alto de qualquer festa. Normalmente servido em pratos e copos personalizados, o cardápio servido complementa a atmosfera da festa.

Assim, quando há pessoas de idades muito diferentes frequentando o evento em questão, é preciso definir o que será servido de maneira estratégica.

Por exemplo: enquanto os adultos podem preferir a tradicional refeição por buffet, os pequenos tendem a gostar mais de comidas de festa tradicionais, como:

  • Coxinhas;

  • Bolinhas de queijo;

  • Brigadeiros;

  • Bolo de aniversário.

Apesar disso, também é interessante contar com algumas opções mas saudáveis para os pequenos, como gelatina sem açúcar e saladas de frutas, ambos servidos em porções individuais dentro de um copo acrilico.

Os pais e as mães agradecem!

Da mesma maneira, é preciso assegurar-se de que todos os alimentos e bebidas fiquem bem acondicionados antes de serem servidos.

Do contrário, eles podem desde ter o sabor e a textura alterados até serem perdidos, causando riscos à saúde de quem os consumir.

A boa notícia é que isso é extremamente simples e barato: a caixa de isopor preço, por exemplo, é baixo, e o item pode ser reaproveitado em mais de uma ocasião.

Escolha o local e o horário a dedo

Quando pessoas com filhos são convidadas para festas que acontecem tarde da noite, como bailes de formatura e casamentos tradicionais, eles tendem a deixar os pequenos em casa, com uma babá.

O mesmo acontece quando o evento acontece em um lugar longe e/ou de acesso complicado.

Por conta disso, caso você queira que adultos e crianças compareçam à ocasião, é preciso escolher tanto o local quanto o horário de modo estratégico.

Realizá-la em um fim de semana à tarde, quando todos costumam estar livres, é uma boa pedida.

Tenha recreadores para as crianças

Crianças ficam entediadas e aborrecidas com facilidade.

Quando isso acontece, elas tendem a chorar, o que, por sua vez, faz com que os pais vão embora antes que possam aproveitar plenamente a festa. Assim, manter os pequenos sempre entretidos é importante para que o evento seja um sucesso.

Isso, felizmente, é simples: basta contar com brinquedos e recreadores que criem jogos e gincanas para eles.

Do mesmo modo, é importante que o ambiente esteja livre de itens que possam machucá-los, como os copos de vidro.

A melhor alternativa é a aquisição de copos de acrílico atacado, que são práticos, não são cortantes e têm baixo custo.

Tenha lembranças para todas as idades

Na hora de ir embora, todos os convidados esperam que o anfitrião tenha preparado alguma lembrança para eles. Um casamento, por exemplo, pede os tradicionais bem-casados.

Nesse momento, também é preciso ter a diferença de idade dos convidados em mente.

As crianças, por exemplo, ficarão felizes com tubetes para lembrancinhas atacado e outras guloseimas, enquanto os adultos tendem a preferir doces finos ou objetos úteis, como canecas e caixas para guardar objetos. Por conta disso, é interessante que haja sempre uma opção para cada faixa etária.

Deixe uma resposta