15 dicas para organizar uma festa de debutantes

Um dos momentos mais esperados na vida das garotas adolescentes é a tão sonhada festa de 15 anos. A tradição surgiu séculos atrás e tinha como intenção apresentar as jovens debutantes para a sociedade.

O termo “debutante” se popularizou na França, pois ele remete à palavra francesa “debut”, que significa estreia ou início.

Isso significava que a garota já não era mais uma criança, podendo ser considerada uma jovem adulta pronta para a vida de esposa e mãe.

Esta cultura era bastante comum entre a alta nobreza da Europa, pois era ali que eram feitas as alianças entre famílias.

O casamento, na época, era visto como um negócio, de forma que estas meninas deveriam entrar para a sociedade e encontrar um marido para criar uma família.

Com a colonização das Américas por países europeus, esta prática acabou se tornando bastante comum no continente, principalmente nas nações de origem latina.

Os bailes eram oferecidos pelas famílias das meninas e os convidados compareciam para observar se a garota realmente era pura, para, então, poder decidir se valeria a pena fechar negócio com aquele núcleo familiar.

Os principais momentos da festa são

  • Valsa;

  • Troca de bonecas;

  • Troca de sapatos;

  • Colocar o anel de debutante.

Nos dias de hoje esse significado se perdeu, de modo que as festas de 15 anos são apenas alguns ritos de passagens sem nenhuma pretensão maior. Se você está planejando uma, confira 15 dicas!

1- Organize antes

Não deixe para planejar a festa dois meses antes do aniversário de 15 anos.

Por não se tratar de uma simples comemoração, é necessário pensar em muitos detalhes que podem se perder se houver pouco tempo para o planejamento.

2 – Cuidado com o orçamento

Mesmo que seja uma festa de debutante simples, é bem provável que você gaste mais que em uma comemoração de aniversário de outros anos. O bom é que, planejando com antecedência, você poderá pagar tudo antes.

3 – Terceirize a alimentação

Um buffet de festa de quinze anos provavelmente será para o jantar, uma vez que são raras as ocasiões de haver um baile durante a tarde.

É possível encontrar algumas opções ao pesquisar, por exemplo, “buffet para festa de debutante em SP” no Google. Aí você conseguirá boas informações.

Com algumas entradas, como torradas com patê e canapés, o buffet debutante deverá ser acompanhado por pelo menos duas opções de comida, para que o seu convidado possa se servir a vontade e, ainda, escolhendo o alimento de sua preferência.

4 – Defina as cores

A paleta de cores é fundamental para montar a decoração da sua festa. Ela irá aparecer não apenas nos adornos, mas também na cor do vestido.

Ainda que na tradição original a vestimenta da garota seja branca, hoje em dia é bem mais comum usar os tons de preferência da jovem.

5 – Que tal usar um tema?

Outra ideia que tem estado bastante na moda é utilizar uma temática. Pode ser anos 80, fantasia e por aí vai. Para conseguir ideias é só pesquisar “festa de quinze anos temas” no Google.

6 – Esteja atento ao local

O salão para festa de debutante deve ser grande para ter espaço para a valsa, a cerimônia e para, mais tarde, a parte da pista de dança.

7 – Defina o estilo

Você precisa saber se serão feitas as tradições de trocar a boneca, o sapato ou colocar o anel de debutante.

8 – A dança das 15

É importante saber se haverá a dança com as quinze amigas, pois, se for o caso, é pode ser necessário contratar os príncipes que irão dançar com elas.

9 – Contrate um bom DJ

A tradição é boa, mas as pessoas gostam mesmo é de dançar! Procure um DJ que faça bons remixes e tenha um repertório de acordo com o público que estará presente.

10 – Faça um book

Antes da festa, monte um book de fotos com a debutante para que elas sejam utilizadas para banners e convite.

11 – Contrate um fotógrafo

Não dá para não registrar esse momento, não é mesmo? Não esqueça de contratar uma equipe de filmagem e uma para fotografia.

12 – Faça um livro de assinaturas

O livro de assinaturas permite que todos os convidados deixem um recado bem amigável à debutante.

13 – Cuidado com os jovens e as bebidas

Por se tratar de uma festa onde estarão muitos adolescentes, mantenha controle sobre as bebidas alcoólicas. Converse com os garçons e não permita que eles sirvam os jovens.

14 – Faça uma retrospectiva

Antes do parabéns, mostre a todos os convidados um vídeo com uma retrospectiva da vida da debutante.

15 – Chame os amigos da debutante para uma homenagem

Faça a garota se sentir especial e convide seus amigos para que eles digam palavras de carinho na frente de todos!

Deixe uma resposta