Organizando um show musical de sucesso

Organizar um show é uma tarefa bastante complexa pois envolve uma série de aspectos que vão desde as escolhas dos espaços para festa, bem como a escolha dos artistas e da estruturação do local e de uma estratégia de marketing efetiva.

Portanto, um evento musical precisa de muita organização, ou seja, planejamento além de um bom líder para o estabelecimento de metas e para atentar-se aos detalhes mais importante, como a documentação necessária para que o evento ocorra nos locais escolhidos, sejam eles abertos ou fechados.

Neste artigo iremos tratar das etapas necessárias para a produção de um evento musical de sucesso e dos pontos-chaves que um produtor precisa atentar-se.

Assim, é muito necessário a atenção nos pontos que trataremos, pois só assim é possível realizar um bom evento musical alternativo.

Primeiros passos para um evento musical e organização de um show

O primeiro ponto para organização de um show é o seu planejamento. Para isso é necessário a organização de uma lista para que seja possível definir as etapas essenciais, como a contratação de equipes, contratação de fornecedores e, claro, a contratação dos artistas que farão parte do evento musical.

Essa etapa de planejamento envolve a estimação dos custos do aluguel de som para festa, iluminação, estruturas metálicas e o pagamento da equipe.

É importante também identificar quais são os patrocinadores do evento. Esses patrocinadores são essenciais para que o evento tenha estrutura e orçamento necessário para sua execução.

Todo o planejamento orçamentário e a lista com os itens necessários para a execução do evento devem estar em uma planilha que possa ser acessadas de diversos lugares.

Portanto, utilize-se do armazenamento na nuvem para que essas informações estejam sempre à mão e seja possível saber quais imprevistos resolver.

Desse modo, o orçamento deve conter alguns pontos como:

  • Lista de equipamentos;

  • Lista de locais para realização de evento;

  • Preço médio de todos os itens;

  • Lista de equipamentos de segurança como catraca eletrônica com biometria.

Esses são os primeiros pontos para que um evento musical seja realizado.

Escolhendo o local do evento

Um ponto muito importante para o planejamento do show e que é essencial para que ele tenha sucesso é a escolha do local.

Para que o local seja escolhido é preciso levar em conta a estimativa de público, afinal, públicos pequenos para grandes lugares faz com que o evento passe a ideia de que foi um fracasso e públicos grandes para espaços pequenos faz com que o evento passe a ideia de que não foi bem planejado.

Por isso é importante levar em consideração diversos aspectos presentes no local, seja ele um local fechado ou um local aberto.

Assim, é importante verificar se o local possui banheiros, iluminação, camarins e outros aspectos que atenderão as necessidades básicas e de conforto do público.

Além disso, é de suma importância verificar se o local possui os alvarás de funcionamento em dia, pois isso garante a segurança do show.

Caso um local tenha uma boa estrutura, porém, não possua alguns pontos em grande excelência é possível fazer a locação de banheiro de luxo para que os espectadores e os artistas possam ter acesso de qualidade ao banheiro.

Lista de fornecedores para o show

Além do local do evento é importante ter fornecedores de qualidade, pois eles são responsáveis por toda a estrutura do show e de aspectos que vão desde a montagem do palco e do som, como também podem administrar a venda dos ingressos.

Para que os fornecedores sejam de qualidade, é possível solicitar indicações para empresas e pessoas que já possuem experiência dentro do ramo.

A lista de fornecedores é essencial para que os equipamentos sejam garantidos e que tenham seguro em caso de acidentes.

Nesse sentido, algumas ferramentas simples que podem ser aplicadas e modificar completamente a experiência do evento se tornam essenciais, como a iluminação para DJs.

Entendendo o borderô

É muito importante que dentro do evento haja a elaboração do borderô para eventos, que é a receita do evento.

O borderô é um documento que contém todas as informações financeiras sobre o evento, como os valores das contratações, a receita dos ingressos e todas as transações que são feitas dentro do evento.

Tal documento também é conhecido como fechamento do evento e isso permite a elaboração de um documento de análise para que eventos futuros sejam planejados.

Vimos então que para um evento ser realizado é preciso atender uma série detalhes que vão desde a procura por uma sala de ensaio musical para os músicos, a contratação de artistas, a escolha do local e  uma boa estratégia de marketing. Só assim é possível ter um evento de qualidade e com muita segurança.

Deixe uma resposta