Organizando shows para lançamento de músicas

Trabalhar com arte e seu lançamento é bastante prazeroso, afinal, a arte é uma expressão humana, e por meio dela se fala sobre tristeza, alegria, consternação e até mesmo denúncias.

Uma das artes mais queridas da humanidade é a música. A música é versátil, pode ser tocada tanto por um erudito em um instrumento clássico como um violino ou por um DJ para festa de forma eletrônica.

Assim, no processo artístico de música é preciso que o artista tenha em mente o que quer produzir e como quer se projetar. Se tem uma gravadora em parceria é comum que se organizem os famosos eventos de lançamento.

Os eventos de lançamentos são muito importantes para a carreira artística e podem ser feitos tanto em shows solo como em festival de musica.

O festival de música é importante para o músico e artista da música iniciante, pois este terá um público maior e mais expandido. Hoje com as redes sociais o artista nunca está 100% desconhecido, ao contrário, já consegue construir uma determinada audiência.

No entanto, mesmo com todo esse aparato tecnológico a experiência do show, com sua estrutura de palco é fundamental e gloriosa para o artista.

Neste artigo abordaremos os elementos que compões a organização de um evento de lançamento de um artista da música, apontando os elementos necessários para que tudo seja um grande sucesso.

Planejando um show: o rider técnico

Planejar qualquer evento que seja demanda tempo e esforço de quem está organizando e quando se fala em show de música ou festival vários problemas são encontrados, principalmente, no quesito equipamentos técnicos.

É nesse problema que entra a solução conhecida como rider técnico banda de rock. O rider técnico consiste em um documento elaborado por profissional do som que lista e indica todas as características técnicas de um espetáculo.

Antes do fechamento do espaço para o show é comum que haja adequações nos rider. Os riders existem para garantir que o show tenha qualidade e existem para serem seguidos e regulados.

Esse tipo de documento compila todas as necessidades técnicas como:

  • Luz;
  • Som;
  • Vídeo;
  • Cenografia.

E também ajuda na descrição de como o palco estará para que a banda possa entrar e fazer sua grande apresentação. Deste modo, para organização dos eventos pelos estúdios de música o rider é extremamente necessário.

Planejando o lançamento: local, público e outros processos

Para que um evento de lançamento seja feito é preciso que o local pensado seja extremamente bem pensado.

Além do serviço executado desse local, ou seja, sabendo exatamente o que esse local pode te oferecer quanto técnica, é preciso entender se o espaço é condizente com a demanda esperada e que consiga ser de fácil acesso e que permita a venda de ingressos convidativos.

Programe as datas do evento de lançamento com o máximo de antecedência possível para que a construção do público e também da audiência seja feita.

Esse é o momento de agregar neste espaço um público qualificado e significativo. E um alerta, sempre verifique se o rider atende sua necessidade para evitar preocupações de última hora.

Outro ponto crucial de um artista hoje em dia é sua divulgação via internet, principalmente, nas redes sociais.

É possível criar lembretes em determinadas redes sociais e engajar os convidados, também é bastante interessante colocar seus fãs a par do que acontece nos bastidores, da taça de vinho frutado branco antes da preparação até a passagem de som.

Busque comentários sobre o que o público espera do show. E claro, sempre monte seu espaço de venda no show com camisetas, botons e claro o CD com sua música. Apesar do suporte musical hoje em dia ser quase todo digital, o CD ainda possui grande valor para as pessoas.

E por fim, construa um show atraente e que de ao seu público uma experiência memorável. Assim, cuide para que o som saia limpo, que o seu figurino esteja adequado, que a iluminação funcione de forma adequada e que garanta uma boa performance. 

Portanto, vimos que para que um show funcione de forma adequada para laçar um artista é preciso atenção em muitos aspectos, e somente o cuidado e a paciência com cada aspecto que fará com que as pessoas olhem e escutem sua música com um novo olhar. 

Deixe uma resposta