O telhado ideal para locais de eventos

Apesar de parecer apenas um detalhe, o telhado faz toda a diferença na infraestrutura de um evento. Além de ser um item essencial para a proteção dos convidados, o estilo do telhado também diz muito sobre o tipo de festa.

Em comemorações especiais e diferenciadas, como a apresentação de uma performance, por exemplo, o telhado que abre e fecha é uma solução criativa, funcional e muito interessante. Assim como há outros eventos mais formais, como almoços ou comemorações em família ao ar livre, que combinam com uma cobertura mais tradicional.

Seja para comprar ou alugar, as opções de  tendas e coberturas do mercado são cada vez maiores. Mas como escolher o telhado ideal exatamente de acordo com o evento? O que fazer no caso de planejar um evento ao ar livre e os planos não darem certo?

As respostas para estes e outros questionamentos, que vão desde a cobertura abre e fecha até o tipo de telha ideal, você encontra neste artigo. Continue lendo e confira o telhado ideal para locais de eventos.

Telhado que abre e fecha

Assim como existem toldos retráteis, podem existir telhados diferentes. Atualmente, uma das tendências que está se destacando entre os eventos é o  chamado telhado que abre e fecha.

Muito indicado para eventos ao ar livre ou comemorações especiais como casamentos, por exemplo, essas coberturas são caracterizadas por um charme que vai além de toda sua funcionalidade.

Assim como as estruturas mais tradicionais, esse tipo de cobertura precisa dos mesmos elementos para proteção, mas a diferença está no estilo do evento.

Em eventos mais atrativos como apresentações, shows musicais ou comemorações mais efusivas, investir em uma cobertura abre e fecha é comum. Além de ser uma forma de marcar o evento de um jeito simples, esse tipo de cobertura,(quando feita em policarbonato), é ideal para:

  • Captação natural da luz no espaço;
  • Decoração ao ambiente;
  • Praticidade;
  • Versatilidade de aplicação.

Entre os diversos materiais que podem compor esse tipo de cobertura, a telha transparente é uma excelente aposta. Além de ser uma ótima forma de captação de luz solar, esse estilo de telha deixa a decoração mais harmoniosa.

Cobertura em Policarbonato

Uma das coberturas mais tradicionais tanto em eventos temporários como em estabelecimentos físicos, a cobertura em policarbonato combina com, basicamente, qualquer ocasião.

O material é caracterizado pela resistência, pelo caráter estético da transparência e pela versatilidade de aplicação em diferentes espaços.

Apesar de ser uma cobertura bem popular,  esse material é muito mais indicado para eventos realizados durante o dia, em espaços abertos para que os benefícios da cobertura em policarbonato sejam aproveitadas durante os eventos realizados. Basicamente são elas:

  • Transparência e aparência decorativa;
  • Resistência aos impactos, raios UV  e chuvas;
  • Manutenção simplificada;
  • Facilidade na hora de limpeza;
  • Material auto-extinguível, ou seja, evita a propagação de fogos e gases.

Outros materiais

Em eventos que não sejam realizados durante o dia, optar por outros tipos de telhas além das transparentes é muito válido. Entre os estilos de telhados, há opções clássicas como as feitas em cerâmica que podem ser usadas para a cobertura de salões de festas, por exemplo.

Na mesma linha, existem eventos que contam com muito barulho, por isso, procurar modelos de telhados com boas características termoacústicas é fundamental.

Independentemente do estilo de ambiente ou do porte de evento , a escolha de um tipo de telhado tem função dupla: a proteção e o conforto das pessoas que participam do evento, e a decoração do espaço. Seja em barracões ou em espaços mais sofisticados, esse item é determinante para estas funções.

Enquanto algumas pessoas preferem alugar o telhado ideal especialmente para os eventos, outras preferem contar com uma estrutura fixa. Uma das vantagens do aluguel, além da versatilidade dos modelos é que essa opção é mais econômica e apresenta o mesmo custo-benefício.

Além disso, as empresas que fazem o aluguel dos modelos de telhados se responsabilizam pela instalação e retirada do produto.

A escolha dependente muito da frequência de uso da cobertura, da praticidade na hora de transportar essas estruturas e no interesse de contar com essa parte do projeto.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os telhados ideais para cada ocasião, basta colocar tudo no papel antes de adquirir o melhor tipo de cobertura para o seu evento.

Deixe uma resposta