Melhorando o seu evento da estrutura até a divulgação

Uma grande aliada ao sucesso de um evento, é a forma pelo qual ele será divulgado. A comunicação visual é uma estratégia de marketing muito utilizada para atrair um público-alvo específico.

Saber divulgar um evento de forma correta pode trazer inúmeras vantagens para o organizador e para os resultados da festa.

A criação da identidade visual do evento, reforçando a cultura e os valores da marca, além do reconhecimento dela entre outras empresas do segmento, é de fundamental importância.

Contratar o serviço de uma grafica de confiança que possa fazer a impressão de todo o material necessário é uma etapa importante.

Hoje em dia, com o crescente uso da internet, a divulgação de eventos nas mídias sociais pode ser uma estratégia de marketing muito eficaz.

No Linkedin, por exemplo, existem grupos de profissionais de áreas específicas que debatem os assuntos que dizem respeito ao seu segmento.

Fazer a divulgação nessas páginas pode ser uma forma de alcançar diretamente o seu público-alvo. Além disso, um mailing bem selecionado também é de suma importância para que o evento consiga chegar no conhecimento do seu público.

O primeiro passo a se fazer na hora de divulgar um evento, é saber o quanto se pode gastar nessa parte. O planejamento inicial de um evento envolve o orçamento da estrutura, dos fornecedores e, também, das estratégias de marketing. Para divulgar de forma mais assertiva, é importante levar em consideração alguns aspectos, como:

  • A faixa etária do público;
  • Locais frequentados por ele;
  • As redes sociais mais utilizadas pelo público;
  • Quais são os assuntos de interesse do público-alvo;
  • Análise dos concorrentes dos eventos.

Saber exatamente para qual público o evento será destinado é uma necessidade importante que vai impactar diretamente no resultado do evento.

A partir dessa análise, é possível estabelecer os principais meios de divulgação do evento, qual é a linguagem que deve ser usada, além das melhores estratégias para convencer o público de participar do encontro.

Como montar a estrutura de um evento?

Para realizar um evento de sucesso, não se deve economizar na estrutura, pois os convidados devem se sentir bem recebidos e confortáveis no espaço.

Falando em estrutura, é preciso pensar, por exemplo, se há a necessidade de contar com uma empresa que faça o aluguel de cobertura para festas, no caso de eventos ao ar livre.

Antes de fechar a escolha do local onde será realizado o evento, é recomendado fazer uma visita técnica para confirmar se há toda infraestrutura necessária, ou se será necessário contratar outros serviços.

Além disso, é preciso checar se há ar condicionado suficiente e se a iluminação do ambiente é satisfatória, como também se o local possui as saídas de emergência e equipes de segurança.

No caso da acessibilidade, é necessário que o local cumpra  as normas para portadores de necessidades especiais. Uma estrutura metálica para galpão pode ser necessária também.

É preciso checar a presença do sistema de som e espaço de produção. As comidas e bebidas são itens fundamentais em um evento e precisam ser de qualidade para agradar aos convidados.

Itens de mídia externa

Algumas estruturas de mídia externa, como outdoor, frontlight, backlight, painel luminoso e triedro também são usados pelas empresas como forma de divulgação.

O outdoor, normalmente, se localiza na margem de ruas e rodovias, e possui formato de nove metros de largura por três metros de altura.

Já o frontlight é painel de estrutura metálica. Nele, se prega uma lona front light, com uma iluminação da arte externa e frontal.

Já o backlight também é um painel de estrutura metálica em que se prende uma lona translúcida que possui uma propaganda impressa.

Mas, nesse tipo de mídia, a iluminação sai de dentro estrutura, por trás da lona. Um exemplo desse tipo de trabalho são os anúncios em pontos de ônibus.

Os painéis luminosos são instalados em prédios e fachadas indicando a localização de determinadas empresas. Eles são muito usados como parte do projeto de sinalização das empresas, ao invés de serem comercializados como mídia tradicional.

Eles possuem normalmente uma estrutura de iluminação padrão backlight, mas também podem ser achados com frontlights.

Em fachadas também ocorre bastante a utilização de letras caixa com iluminação direcionada que possuem LED saindo de baixo das letras.

Deixe uma resposta