Ideias para organizar confraternizações empresariais

Festas e eventos podem ter resultados muito positivos entre os colaboradores de uma empresa, proporcionando mais união entre a equipe. 

No final do ano, as confraternizações são medidas muito populares entre os empreendedores, e têm tudo a ver com o clima descontraído que chega com a aproximação das festas de Natal e Ano Novo.

Porém, é possível organizar encontros de diversas dimensões com a equipe de uma empresa, com o caráter:

  • Social, como em aniversários ou happy hours;
  • Corporativo, como em feiras, conferências e reuniões;
  • Espiritual, como em retiros ou cursos religiosos;
  • Comunitário, como em jantares beneficentes;
  • Acadêmico, como aulas inaugurais ou colações de grau;
  • Cultural ou de entretenimento, como festivais, espetáculos ou shows;
  • Esportivo, como em corridas, caminhadas ou jogos;
  • Político, com debates, protestos ou comícios;
  • Educacionais, com palestras, congressos e cursos.

Cada tipo de evento tem um objetivo específico e pode demandar mais ou menos investimento. Entretanto, para pensar nos benefícios de realizar um evento para os colaboradores da empresa basta imaginar um clássico coquetel para empresas.

Além de estimular a união entre os membros da equipe, incentivando a comunicação entre as pessoas e integrando funcionários e líderes, o coquetel pode influenciar diretamente nos resultados de uma empresa.

Isso se torna possível porque a equipe acaba quebrando barreiras e ganhando um gás a mais, principalmente se houver colaboradores desmotivados.

Confraternizações populares nos calendários das empresas são motivacionais, festas de final de ano e comemorações de bons resultados ou metas atingidas.

Algumas ideias podem transformar o coffee break empresarial em um evento de celebração surpreendente e marcante para os convidados.

Local da festa

Um dos primeiros detalhes a serem pensados é onde a confraternização da empresa será realizada, uma decisão que depende da dimensão e dos objetivos do evento.

Se a intenção for fazer um happy hour, comemorar um aniversário de um membro da equipe ou outras situações mais informais e com menos convidados, uma ideia é reservar mesas em um restaurante da cidade.

É importante acomodar todos os convidados com conforto, porém pode não ser necessário contratar empresas de eventos em situações como essas.

As empresas especializadas na realização de jantares e coquetéis são mais indicadas para confraternizações de maiores dimensões, com mais convidados e maior importância para a empresa.

É o caso de comemorações de bons resultados, de aniversário da empresa, ou de final de ano, em que a ocasião especial demanda maior preparação e investimento.

Nestes casos, a locação de espaço para a festa muitas vezes está incluída no contrato, e demanda atenção para a escolha do local, que deve ser adequado ao evento.

Formato e tema

Todas as escolhas para um evento dependem basicamente do seu objetivo, público e tema. É importante que uma confraternização, principalmente as festas maiores, conte com elementos de entretenimento e atrações que façam sentido para os participantes.

O formato do evento também pode definir muitas das suas características. Neste sentido, ele é definido conforme a escolha do buffet, que pode ser café da manhã, almoço, jantar ou coquetel.

O café da manhã ou brunch é uma forte tendência, e ajuda na socialização logo no início do evento. Já os almoços ou jantares são uma ocasião especial por si só. Por sua vez, os coquetéis podem ser acompanhados por finger foods, o que dá um tom mais festivo para o evento.

Uma ideia é organizar uma festa com temas, como circo, balada, cassino e entre outros. Desta forma, é possível customizar a decoração seguindo a temática, tornando a ocasião ainda mais especial para os convidados.

Dentre as atrações mais comuns nas festas de confraternização de empresas estão as bandas, brinquedos eletrônicos, caricaturas, apresentações de teatro ou dança.

Cardápio

Com as confraternizações menores, em restaurantes ou bares, não é preciso se preocupar com as escolhas do buffet, apenas escolher um local cujo cardápio que agrade à maioria dos convidados.

Uma ideia é fazer uma enquete em busca de sugestões, e consultar se os restaurantes têm opções vegetarianas ou pratos especiais para alérgicos, se for o caso.

Festas maiores, em espaço para balada, demandam um buffet para servir os convidados, o que muitas vezes acaba se tornando uma atração extra para o evento.

O cardápio pode ser criativo e dar o tom da festa. Algumas ideias são: comida de boteco, comida italiana, comida árabe e entre outras culinárias.

A organização de um evento pode dar trabalho, afinal também é preciso engajar a equipe a participar e cuidar para que tudo saia conforme as expectativas. A contratação de uma empresa especializada pode ajudar, porém a tarefa também pode ser realizada por conta própria.

O importante é caprichar nas escolhas e na organização, para alcançar os melhores objetivos com a confraternização.

Deixe uma resposta