Flores dizem muito sobre você: entenda como escolher o melhor tipo para o seu casamento

As flores são um item essencial na decoração de cerimônias e festas de casamento. São vários os tipos disponíveis e os significados que essas plantas podem carregar.

Elas devem estar alinhadas ao resto da decoração para fazer uma composição harmoniosa e agradável. Conheça alguns tipos e características:

Tipos de flores

São muitas as flores tipos voltadas para a decoração de casamentos. Elas trazem delicadeza e leveza, além de extrema beleza a festa.

Em outras palavras, pode-se dizer que são indispensáveis, podendo ser usadas na igreja e na recepção de convidados. As flores mais comuns para uso em casamentos são:

  • Rosas;

  • Copo de leite;

  • Lisianto;

  • Gipsófilas;

  • Tulipas;

  • Magnólia.

As rosas são as flores mais tradicionais para casamentos, pois simbolizam o romantismo. Sua paleta de cores é muito variada, trazendo inúmeras possibilidades aos noivos.

As mais clássicas são a vermelha e a branca. A tradicionalidade traz um custo agregado: esse é o modelo cujo investimento é mais elevado.

O copo de leite é outra opção bastante tradicional. É uma flor elegante e imponente, que não passa despercebida ao ser combinada com outros arranjos flores naturais para igreja.

Essa flor carrega consigo o simbolismo da paz e da pureza. Por ser um clássico, ela também tem valor considerável.

O lisianto é uma alternativa interessante à rosa, caso esta não caiba no orçamento. Como ela floresce durante todo o ano, seu preço sai muito mais em conta.

A flor é muito elegante e feminina e é comumente encontrada nas cores branca, rosa e roxo.

As gipsófilas são flores pequeninas, das quais garantem um arranjo delicado, que pode ser usado sozinho ou compondo arranjos com outras opções.

Elas são popularmente conhecidas como mosquitinho e podem ser encontradas em qualquer Floricultura.

As tulipas são flores características da Holanda e seu design diferenciado faz com que sejam um destaque em qualquer decoração.

Seu simbolismo fica mais por conta das cores vivas que apresenta, sendo o vermelho a cor do amor e o laranja a cor da vitalidade, por exemplo.

Dando seguimento a apresentação das flores para casamento nomes têm-se as magnólias, que são flores originárias do Japão e de países tropicais.

Essa espécie branca simboliza a pureza e não tem pétalas, mas possui estruturas chamadas de tepals.

Além da decoração, outro uso em que as flores não são decoração, mas protagonistas é o buquê da noiva.

Esse acessório complementa o vestido da noiva e carrega traços da sua personalidade, além de ser um grande destaque nas fotos do casamento.

Assim como as flores da decoração, faz-se necessário atentar-se também ao estilo da festa para fazer a escolha do buquê.

Casamentos noturnos, em ambientes internos, com decoração sofisticada precisam de buquês requintados.

Já os casamentos diurnos, no campo, por exemplo, podem optar por arranjos com flores rústicas e coloridas.

É possível encontrar todos esses modelos de flores em guarulhos.

Os buquês podem ser puristas, utilizando uma única espécie de flores, como as rosas, por exemplo, ou um mix de diferentes tipos, tendo sempre o cuidado para que os modelos escolhidos harmonizem entre si.

O uso de folhagens é uma recomendação para complementar o acessório, deixando-o com aparência ainda mais rica.

Características para escolha

O gosto pessoal dos noivos influencia a escolha, logicamente, mas algumas características próprias da festa e da cerimônia devem ser levadas em consideração para fazer boas escolhas.

O local onde o casamento será realizado faz parte dos itens que mais influenciam na escolha.

Se o evento for realizado em locais abertos, como em sítios e praias, é possível optar por flores com perfumes mais marcantes como lavandas e lírios.

Também é preciso atentar para o uso de flores com pétalas mais resistentes, pois a ocorrência de ventos pode estragar flores muito delicadas.

Caso o evento seja realizado em locais fechados, como o arranjos de flores para igreja, o ideal é optar por flores menores e com perfume mais suave.

O horário da cerimônia é outro detalhe importante a ser considerado para a escolha das flores. Festas noturnas pedem flores mais marcantes e requintadas, como as rosas.

Os eventos diurnos são melhor atendidos por flores pequenas e de tons mais claros.

As flores são um importante item do casamento, seja na decoração ou no buquê da noiva.

Elas transmitem personalidade e precisam estar em harmonia com a decoração e o estilo adotado para cerimônia e festa.

Deixe uma resposta