festa

Festa: as melhores dicas para organização

A realização de uma festa é o ápice da celebração por algo especial. Seja em um aniversário, casamento ou para celebrar a chegada de um bebê, um evento envolve muitos processos que vão desde a parte mais técnica, que envolve a montagem, iluminação, som, até a definição da temática, alimentação e convidados.

Por isto, aqui vão algumas dicas para você organizar seu evento da melhor forma possível, independentemente de qual temática seja.

Salão de festas ou em casa? Onde realizar sua festa?

A definição do local do evento é um dos pontos primordiais no momento de realizar um evento. É a partir daí que a temática pode ser definida, assim como a decoração e estrutura da festa.

Por isto, é muito importante saber onde realizar. Uma dúvida frequente é sobre onde realizar o evento, se em casa ou em um salao de festas.

Não existe uma resposta pronta sobre qual será a melhor opção, mas existem dicas que podem te ajudar no momento de definir onde fazer. Veja:

  • Primeiro, você deve se perguntar o motivo pelo qual está fazendo o evento. É seu aniversário? Você vai casar? Isto te ajuda a dimensionar mentalmente o tamanho que você precisa;
  • Depois, quantas pessoas você irá convidar? Isto é muito importante, até porque em grandes eventos é praticamente impossível realizar o evento em casa. Por isto, defina a quantidade de pessoas que você pretende convidar;
  • Verifique seu orçamento para o evento como um todo. O quanto você pode gastar te ajuda a verificar o que é mais vantajoso e também direciona sobre que espaço procurar;
  • Consulte o decorador do evento. Ele é uma pessoa de confiança, que pode te ajudar com as ideias, te orientando.

Ainda nesta temática sobre o local da festa, um segmento que tem crescido é a Festa infantil a domicílio. Muitas famílias desejam realizar um evento menor, mais reservado, apenas com parentes e amigos mais próximos. Outros, desejam que a data tão especial do aniversário do seu filho não passe em branco.

Por isso, optam por realizar uma festa infantil em casa. E, é possível apostar na criatividade e realizar uma bela decoração na mesa da sala, com comidas temáticas.

É possível aproveitar os brinquedos do Playground do seu prédio ou até contratar uma animadora, que, com certeza, terá ótimas ideias sobre como animar os pequenos em um espaço reduzido. Uma ideia interessante é o uso de jogos.

Contratando um buffet

O buffet é uma modalidade muito interessante de servir comida aos convidados ou preparar espaços para que eles se sirvam. O cliente escolhe uma temática, por exemplo, comida japonesa e o buffet trabalha em cima disto. E existem várias opções e tipos de comida, que podem tornar sua festa ainda mais interessante.

Existem datas mais marcantes de aniversário, por exemplo, onde as pessoas desejam comemorar. Uma delas é a idade de 30 anos, pois representa um nível de maturidade e responsabilidade maiores.

Por isto, um Buffet para aniversário de 30 anos pode ser uma ótima ideia para sua celebração. Aqui vão algumas dicas de buffet:

  • Uma deliciosa feijoada, com arroz branco, couve e vinagrete;
  • Comida mexicana;
  • Comida italiana (apenas massas, pizzas);
  • Um cardápio mais sofisticado (com carnes diferenciadas como filé mignon e arroz com alho poró);
  • Frutos do mar;
  • Comida vegana;
  • Comida baiana ou mineira;
  • Comida mais rústica;
  • Buffet mais saudável, optando por saladas, frutas, cremes, mousses.

A definição do cardápio fica por conta do cliente e da temática da festa.

Coquetéis para festas

O uso de coquetéis é uma ótima opção para os eventos, por trazer elegância e sofisticação ao seu evento. Geralmente, este é um alimento oferecido de forma mais rápida, logo na recepção. Confira algumas dicas de Coquetel para casamento:

  • Verifique qual será o horário da festa para entender melhor qual tipo de comida e bebida servir. Por exemplo, um evento inverno pode pedir a combinação de uma bebida mais quente;
  • Alguns salgadinhos ou finger foods podem ser uma ótima opção para recepcionar os convidados;
  • É importante verificar a quantidade de garçons que irão servir para que os convidados não fiquem sem.

Toldos e coberturas para sua festa

Muitos eventos são realizados em locais abertos, como, por exemplo, na praia ou em alguns salões que possuem espaços verdes.

Neste caso, o uso de uma cobertura ou até realizar o aluguel de barracas pode ser uma ótima opção para criar um novo ambiente para os convidados estarem, além de ser mais eficiente contra fatores externos, como chuva ou sol. Até porque, nada pode atrapalhar seu evento!

Deixe uma resposta