Evolução tecnológica e segurança em eventos

Nos dias atuais, com a velocidade da evolução tecnológica, multiplicou-se a quantidade de aparelhos eletrônicos presentes em nosso dia a dia, com as mais variadas funções. Isso não seria diferente em eventos.

Dentre eles podemos citar o computador, televisão, instalações para o funcionamento de internet e muitos outros aparelhos com sistemas elétricos que precisam estar completamente organizados para que o ambiente não ofereça riscos aos seus usuários.

O mesmo ocorre durante um evento. Em aniversários ou casamentos, por exemplo, uma grande quantidade de equipamentos são utilizados para a montagem do local onde ocorrem as festas, incluindo palcos, pistas de dança, equipamentos de som e iluminação.

Principalmente para a montagem de sistemas de som e iluminação nos eventos de todos os tipos, é preciso utilizar inúmeros equipamentos, como um gerador de energia, por exemplo.

Os aparelhos muitas vezes dependem de fios e cabos para funcionar e que demandam cuidados especiais.

A importância de cuidar de sistemas elétricos

Nos ambientes residenciais ou até mesmo empresariais, a confusão que os fios dos aparelhos eletrônicos pode gerar costuma ser prejudicial para os equipamentos.

Muitas vezes o cabeamento fica amontoado, acumula poeira e pode enroscar, deixando o ambiente desorganizado, sujo e mais propenso a choques elétricos.

O mesmo ocorre nos locais que abrigam eventos, sendo que a situação ainda é agravada, já que as montagens demandam equipamentos de grande porte.

A ocorrência de fios expostos e soltos pode causar tropeços e acidentes, sendo que as consequências podem ser graves.

Por isso, uma medida essencial é o uso de canaletas para a organização e acomodação da fiação, o que contribui para aumentar consideravelmente a segurança dos espaços para festas.

O ideal é que a equipe contratada para a montagem e desmontagem da estrutura do evento conte com os conhecimentos técnicos necessários para os processos. Até porque, apenas a presença da calha não é capaz de conter os riscos.

Alguns pontos de atenção são:

  • Substituição de fiações antigas e desencapadas;
  • Isolamento completo da fiação, em canaletas ou conduítes;
  • Evitar o uso de “benjamins” ou extensões;
  • Atentar-se para aparelhos em mau estado de conservação;
  • Desligar a chave geral durante consertos nos sistemas elétricos.

Equipamentos utilizados em eventos demandam segurança

Estruturas, equipamentos e materiais adequados também contribuem para a organização da fiação elétrica em eventos e consequente segurança dos sistemas.

Na organização de eventos, é preciso atentar-se para a disponibilidade de alguns equipamentos específicos, com dimensionamento adequado, assim como instalação correta, que contribuem para a segurança.

No caso do gerador de energia, por exemplo, trata-se de um aparelho fundamental para comemorações ao ar livre ou para evitar interrupções de fornecimento que podem prejudicar o andamento do evento.

A ocorrência de focos de incêndio pode ser alertada com alarme e combatida com equipamentos próprios para este fim, com o auxílio de profissionais treinados ou bombeiros.

Ainda na fase da montagem das estruturas para a realização de eventos, destaca-se a junção de fios.

Para a continuidade elétrica e funcionamento dos aparelhos, ela precisa ser feita com o máximo de segurança possível.

Para isso, o terminal de emenda de fio se apresenta como uma boa opção, possibilitando ainda o máximo de economia e produtividade.

Para prensar os terminais de cabos de maneira automatizada, utiliza-se um maquinário específico. A sua principal vantagem é a economia de esforço humano, adicionada à qualidade dos processos, por meio da garantia de mais exatidão.

Portanto, a crimpadora é utilizada principalmente para o processamento de fios e cabos ainda na fabricação dos elementos elétricos.

Para a escolha correta dos equipamentos, uma dica essencial é contar com a consultoria de profissionais especializados.

Com conhecimentos técnicos e experiência de mercado, eles podem ajudar os clientes a analisar cada caso e optar por equipamentos adequados para as necessidades de cada ocasião e espaço de festas.

Afinal, até mesmo na escolha de um gerador de neblina para alugar é preciso optar por uma máquina de fumaça especialmente projetada para festas.

A contratação de empresas especializadas na organização de eventos ajuda a garantir mais tranquilidade com relação à qualidade destes processos.

Desta forma, fica mais fácil garantir a mão de obra devidamente qualificada para as montagens, além de profissionais para supervisionar cada tarefa, a fim de atingir os resultados desejados.

As precauções com instalações elétricas são fundamentais para eventos com estruturas funcionais, bonitas e mais seguras.

Deixe uma resposta