Eventos: escolha o local e dicas de cenografia

Para quem é convidado de um evento corporativo, casamento ou festa de aniversário e chega ao local e vê tudo montado, não imagina como é trabalhoso a organização e montagem de cenografia de um evento.

O processo pode levar dias e até meses de organização, a depender do porte do evento, assim como da quantidade de convidados que estarão presentes em um local.

Pensando nesse aspecto de organização de um evento, nesse artigo traremos algumas dicas para você se organizar de forma mais rápida, prática e fácil.

Neste artigo, falaremos sobre a escolha de onde realizar um evento, que não é uma tarefa considerada fácil, assim como traremos dicas de cenografia para melhorar qualquer evento.

Aluguel em eventos

Em um evento um dos elementos comuns é realizar a locação de equipamentos diversos. Essa ação é fundamental, principalmente, na decoração, pois durante a montagem alguns elementos podem faltar.

Além disso, é comum que ocorra a locação de mesas e cadeiras para recepção dos convidados, assim como, de alguns móveis, cortinas, toalhas, dentre outros.

No entanto, em muitos casos é comum também a locação de um espaço para que o evento ocorra. Um dos espaços mais comuns é o salao de festas.

No mercado, existem vários modelos de salão de festas para a realização de eventos, desde menores, até com escadas, mais de um andar, piscina, dentre outros.

O mais interessante é que, com o crescimento do setor de eventos, novos espaços podem ser pensados para a realização de eventos.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Praia;
  • Chácara;
  • Fazenda;
  • Restaurantes;
  • Ambiente residencial.

Sendo assim, existem vários tipos de espaço para festa que estão disponíveis a depender do tipo de evento ou da intenção dos realizadores.

Por exemplo, tem crescido muito a ideia de realizar eventos ao ar livre, com o objetivo de promover um maior contato com a natureza, assim como obter fotos com iluminação natural.

Já em outros organizadores e realizadores de evento, existe a ideia de um aluguel de espaço para casamento, festa de aniversário ou outro evento que envolva mais glamour, em um espaço mais fechado, sofisticado e moderno.

Diante de várias opções que estão disponíveis, vale a pena pensar em alguns detalhes antes de alugar um espaço para a realização do seu evento.

Podemos citar como detalhes a verificação do seu orçamento, a quantidade de pessoas que você pretende convidar, o horário que a festa será realizada, assim como a localização do salão de festas ou espaço para eventos.

Verificar as instalações elétricas do local, assim como se o mesmo conta com equipamentos de segurança, como geradores, tomadas, saídas de emergência e placas de sinalização também são ações importantes para ajudar a garantir a qualidade do evento e a segurança de todos.

Cenografia do local: pense na experiência do convidado

Com o espaço para eventos escolhido, chegou o momento de pensar na decoração do evento, seu processo organizativo interno e em sua cenografia. Esse termo pode remeter ao cinema ou ao teatro por dizer a respeito da criação de cenários, de cenas.

No entanto, no ambiente dos eventos, a cenografia pode dizer a respeito da criação de cenários e muito mais: pensa também em como tornar a experiência dos convidados ainda mais agradável.

A cenografia consiste em técnicas que visam integrar tanto a iluminação do local, assim como o som, cenário, tornando todas as montagens incríveis.

Em alguns eventos, existe também a cenografia em 3D, quando um cenário é montado fazendo com que os convidados se sintam como parte do lugar.

Realizar um procedimento de cenografia não é uma tarefa fácil e envolve uma equipe que seja especializada e técnica nesse sentido.

Falando de modo mais específico sobre a iluminação do evento, essa ação é fundamental para tornar o local ainda mais agradável.

Com isso, vários elementos podem ser instalados, como uma torre iluminação, lâmpadas em LED, letreiros, equipamentos para realização de jogo de luzes, painéis em LED para a pista de dança, dentre outros.

No caso de utilizar uma torre de iluminação, seu uso é indicado, principalmente, em eventos de grande porte e que precisam também de iluminação na estrada próxima ao evento.

Ter um evento com uma boa iluminação representa facilitar também a vida dos convidados, tornando o evento ainda mais bonito.

Deixe uma resposta