É necessário que a noiva entre na igreja com a marcha nupcial?

As cerimônias de casamento são momentos únicos, tanto para o casal quanto para a família. Independente da religião, algumas tradições fazem parte do enredo dessa cerimônia.

Tanto as noivas mais tradicionais quanto as mais contemporâneas, gostam de entrar triunfantes na igreja, acompanhadas da famosa marcha nupcial.

Conheça a história das marchas mais utilizadas nos casamentos

A marcha nupcial teclado tanto com banda, é um clássico que atravessa as gerações, sendo a escolha preferida para o momento da entrada da noiva.

Ela normalmente é precedida por toque de clarins, que dão um ar de imponência ao momento. As duas marchas nupciais mais conhecidas, são a de Mendelssohn e a de Wagner.

O primeiro registro de sua utilização da peça musical, foi no ano de 1858 no casamento da rainha Victoria, que utilizou as duas canções, uma para entrada e outra para sua saída da cerimônia.

As duas peças são composições feitas para um espetáculo teatral, inclusive algumas igrejas católicas vetam a utilização da marcha de Mendelssohn, por ser parte da peça Sonhos de uma noite de verão, que narra uma história pagã.

Qual serviço utilizar em meu casamento?

Dependendo do seu orçamento, é possível contratar uma orquestra para executar as marchas. Uma orquestra para casamento no ABC, pode ter um valor muito diferente de uma outra localizada mais próxima do local do evento.

Tudo vai depender da qualidade, do tamanho e do equipamento utilizado pelo grupo. O fato é, uma boa orquestra com músicos profissionais, vai significar a diferença entre uma entrada triunfal e uma entrada desastrosa.

Existem vários casos, onde a escolha errada do profissional, causou um resultado desastroso na hora da marcha, provocando memórias indesejadas.

Se você não tiver orçamento, para contratar uma banda de qualidade para executar a marcha, uma saída é optar pelo som mecânico.

Utilizando um aparelho de som potente o suficiente para sonorizar todo o local da cerimônia, você terá um resultado satisfatório, tanto para a entrada da noiva quanto para os convidados.

Não faça desse momento mais um em sua vida. Transforme a cerimônia em uma acontecimento inesquecível para você e os seus convidados.

Saiba quais são os cuidados necessários no planejamento

Organizar um casamento, não é uma tarefa fácil e envolve uma série de profissionais para que a cerimônia saia conforme o gosto dos noivos.

A escolha de um profissional errado, pode causar desde o atraso na entrega da decoração, até um registro de pouca qualidade da cerimônia.

Se possível, contrate um organizador, pois este profissional saberá tudo o que é necessário para realização da cerimônia.

Além de já conhecer e trabalhar com uma equipe capacitada, que fará o trabalho da melhor maneira. Veja algumas dicas para o seu dia ser inesquecível:

  • Se envolva: organizar a cerimônia pode ser um processo de aproximação dos noivos, com aquilo que eles acreditam e com aquilo que os une. É importante imprimir significado e emoção para essa ocasião;
  • Escolha as músicas: separe um momento tranquilo para fazer isso, escolha as que fazem parte da sua história e dos seus padrinhos, para dar um significado ainda maior para a ocasião;
  • Decoração: pesquise se existe alguma simbologia interessante que combine com sua cerimônia, também é importante observar se existe alguma restrição, quando a cerimônia ocorre dentro de uma igreja ou templo;
  • Faça seus votos: isso representa um gestos de entrega, além do casal abrir seus corações e se declararem, pode-se convidar uma pessoa querida para falar algumas palavras;
  • Mimos: lencinhos para as lágrimas, leques ou um programa da cerimônia, são apenas algumas coisas que o casal pode fazer para demonstrar o carinho e a gratidão aos convidados;
  • Esteja presente: esqueça de todos os detalhes que você planejou e concentre-se no momento, lembre dos motivos para estar.

Conheça outras dicas para o seu dia!

Marque essa data no coração dos seus convidados, através de memórias inesquecíveis. Todos os detalhes são importantes do grande dia!

Fundamental para anunciar a ocasião, é o convite de casamento, após o anúncio da celebração pelos noivos, esse é o primeiro item que vai chegar aos seus convidados.

Elabore uma lista de presentes, existem vários sites especializados nesse tipo de lista. Pense no tipo de cerimônia e no local, faça uma decoração compatível com o ambiente e decida quem vai fazer parte da cerimônia.

Escolha o seu vestido e a roupa dos seus padrinhos. Não esqueça de contratar uma equipe de filmagem e fotógrafos profissionais, para registrar o momento.

Seja em uma cerimônia mais tradicional ou em um descontraído casamento na praia, devemos lembrar que essa ocasião é especial e necessita de toda atenção do organizador, para ser um momento inesquecível para o casal e seus convidados.

Deixe uma resposta