Dicas para organizar uma festa de aniversário

A organização de festa de aniversário é uma tarefa complexa e que exige tempo. Para festejar os anos de crianças e adolescentes, realizar coquetel para aniversário de adultos ou até organizar outros tipos de comemorações, é preciso seguir um cronograma cheio de detalhes que não podem ser esquecidos ou negligenciados.

Algumas dicas podem ajudar nas preparações iniciais e em decisões importantes, como a escolha de atividades de entretenimento e cardápio.

Preparações iniciais para a festa

A organização de festas e eventos começa com algumas questões básicas e centrais. Saber quando e onde, assim como escolher um estilo e tema para a festa são decisões que dependem do orçamento.

A idade do aniversariante também tem grande influência nas escolhas.

Por isso, nesta fase inicial uma dica é estabelecer um teto de gastos para a festa. É necessário saber quanto dinheiro há disponível para a contratação dos serviços e compra dos itens necessários.

Local, data e horário

É possível dar boas festas na própria casa ou na de um amigo ou parente, em restaurantes, clubes, bares, parques ou em salões de festas.

Qualquer uma das opções requer uma avaliação completa dos custos e tarefas envolvidas, sendo que fazer festas em salões com buffets acaba sendo a alternativa mais prática.

Não é preciso se preocupar com a organização, apenas tomar as decisões com relação ao buffet, decoração, opções de entretenimento e entre outros detalhes.

É preciso ponderar que o custo para a realização da festa pode ser maior, mas a tendência é que a qualidade também seja.

Data e horário podem depender da disponibilidade do salão de festas, por isso é preciso iniciar a organização o mais cedo possível.

As decisões vão depender da idade do aniversariante: aniversários infantis tendem a ser durante o dia, enquanto festas para jovens ou adultos costumam ser pela noite. Mas não há regras.

Organizando a festa

O planejamento garante que todos os detalhes estarão prontos para o evento. A contratação de qualquer serviço deve ser feita com meses de antecedência, garantindo a disponibilidade na data desejada.

Algumas dicas para organizar a festividade são:

  • Conte com a ajuda de familiares ou amigos para as tarefas;
  • Comece a organização com antecedência;
  • Analise contratos de salão de festas, buffet e outros serviços;
  • Faça listas com serviços, suprimentos, itens decorativos e utensílios necessários;
  • Pense em opções de entretenimento para os convidados;
  • Atente-se para as opções de cardápio.

Entretenimento da festa

Não há nada pior do que convidados entediados. E para assegurar a diversão, é preciso ter formas de entretenimento na festa. As escolhas vão depender do tipo de festa de aniversário, estilo, local e orçamento.

Festas infantis podem ser animadas com cronogramas de atividades e gincanas. Na contratação de um buffet infantil 150 pessoas, provavelmente o espaço conta com diversos tipos de brinquedos, e os pacotes também incluem o trabalho de animadores e monitores.

Nas festas de jovens e adultas, a pista de dança costuma ser o grande entretenimento, o que torna a contratação de um bom DJ ou banda imprescindível.

A distribuição de acessórios para balada, as cabines fotográficas e jogos simples também podem promover a integração entre os convidados.

A realização de uma festa bodas de prata diferente, ou até de um aniversário de 15 anos, já configura um tipo de festejo que, geralmente, envolve cerimônias personalizadas.

Alguns exemplos são as danças, principalmente no caso das debutantes, e momentos de homenagens dos familiares e amigos.

Nos aniversários de adultos, essas atividades contribuem para entreter os convidados e criar um clima especial, mas é importante que o momento não se torne cansativo.

Cardápio da festa

Na contratação de serviços de festas completos, o buffet, com certeza, é um dos itens que se destaca no contrato. No caso de festas realizadas em casa também é recomendável a contratação dos serviços, embora a preparação dos alimentos por conta própria seja possível.

Em festas infantis, o mais comum é o coffee break, com opções como salgadinhos, mini pizza e alimentos de consumo fácil e rápido, que se adequam às refeições durante o dia e agradam ao paladar dos pequenos.

Para comemorar o aniversário de adolescentes, as melhores opções também são simples, como pizza, batata frita ou cachorro quente. Em aniversários com orçamento mais generoso, os sushis são uma opção interessante também.

Dependendo da disponibilidade de recursos e do estilo da festa, podem ser oferecidos jantares completos, ou coquetéis com finger foods, principalmente, se a comemoração for no período da noite.

Durante o dia, uma boa pedida pode ser o buffet de churrasco, com opções para agradar inclusive aos vegetarianos.

Deixe uma resposta