Comidas para momentos específicos

Seja lá qual for o evento, a escolha da comida certa é fundamental para que não haja descontentamento entre os convidados. É fato que o tipo de festa influencia no tipo de comida que será servida.

Uma festa mais tradicional, por exemplo, exige comidas mais sofisticadas e clássicas.

O primeiro passo para montar o cardápio do seu evento é conhecer seu público. Se há convidados das mais diversas faixas etárias, por exemplo, o cardápio deve ser eficaz para todas estas idades.

O casamento é um modelo de evento que possui os mais diferentes tipos de públicos: desde crianças até idosos.

Neste caso, é comum servir entradas em formato finger food (salgados como coxinha, bolinho de queijo, mini esfiha, empadinhas, entre outros), o jantar, que geralmente é formato por uma massa e uma carne (gnocchi e baby beef, por exemplo) e a sobremesa, que é o bolo (muitas vezes, este é servido acompanhado de sorvete) e a mesa de doces também no formato finger food.

Por se tratar de uma festa mais tradicional, o conceito dos alimentos servidos é mais clássico e elegante, mesmo que sutil. Este toque pode ser representado no modo de servir, no tempero ou até mesmo na escolha da qualidade dos produtos, como a carne, por exemplo.

Em contrapartida, em festas de aniversário de debutantes, o cardápio pode ser clássico e elegante, mas deve ser despojado. Por se tratar de uma festa formada em sua maioria por adolescentes, as comidas devem ser mais simples e sem tanta sofisticação, porém, sem perder a elegância.

O finger food citado anteriormente é um modelo de comida feita, principalmente para coquetéis e eventos em que as pessoas passarão a maior parte do tempo em pé e não há a possibilidade de comer com garfo, faca, colher e prato.

Existe uma gama de salgados e doces feitos nessa modalidade, podendo ser mais simples ou mais finos, dependendo do tipo de evento.

Esse modelo é muito utilizado em eventos corporativos ou coquetéis em que os convidados se reúnem para conversas e encontros mais informais, simplesmente para manter o contato ou comemorar alguma conquista.

Churrasco nas festas de aniversário

O famoso churrasco é sempre um modo de acertar na escolha do cardápio para festas de aniversário. Esta modalidade permite que sejam servidos diversos tipos de carnes, seja de frango, boi ou porco, além dos complementos que também são os mais variados: pães, saladas, massas, arroz, etc.

Este modelo acaba agradando a todos os tipos de público, por isso, é muito requisitado em festas de aniversário de adultos. O cardápio também agrada a crianças, mas não seria o ideal para uma festa infantil, por exemplo.

Desse modo, se o seu condomínio ou casa possui espaço, é possível contratar um serviço de rodízio de churrasco para aniversário. A empresa leva sua estrutura e todos os alimentos pedidos no ato da contratação até a casa do aniversariante.

Assim, o proprietário do imóvel pode aproveitar e curtir a festa sem precisar se preocupar em servir convidado por convidado. Esse tipo de serviço também pode ser contratado para espaços como buffet, quadras com churrasqueiras e outros espaços para eventos.

Ainda falando de churrasco para comemorações, existe ainda a possibilidade de ir a alguma churrascaria para fazer aniversário. A maioria destes restaurantes conta com o serviço de reserva de espaços ou mesas para reunir a família e os amigos em datas comemorativas.

Eventos de final de ano

Ao planejar um evento de final de ano, tudo deve ser colocado na ponta do lápis: decoração, número de convidados, local do evento e, certamente, a comida também não fica para trás em questões de planejamento.

As empresas, por exemplo, costumam fazer eventos de confraternizações para reunir seu quadro de colaboradores no final do ano e, geralmente, o tipo de comida usada nestas festas é o finger food.

Os salgados para festa de fim de ano geralmente são fáceis de consumir e as pessoas costumam comer enquanto interagem com outros colegas, em pé, em um momento mais descontraído. Além de tudo, estes salgados possuem várias opções e agradam todos os gostos.

Já para quem fará um evento de final de ano mais familiar, pode apostar nas comidas de natal, pois elas fazem um sucesso maior, como:

  • Salpicão;
  • Salada caesar;
  • Arroz à grega;
  • Arroz ao champagne;
  • Massas ao molho especial;
  • Tipos de farofas;
  • Pernil;
  • Peru ou frango assado;
  • Peixes (incluindo bacalhau).

Independente da ocasião, é importante que seu evento seja organizado e que o cardápio seja coerente com o tipo de público e estilo de evento. O importante é saber lidar com as diferenças de público para que todos saiam felizes e satisfeitos.

Deixe uma resposta