Buffet festa

Buffet: tipos e como escolher o ideal para a festa

Uma festa ou confraternização é um momento de convívio e diversão. Quando se reúne pessoas em um lugar, é natural que se sirva alguma refeição.

Não é a toa que os salgados para festa são tão populares. Pois além de gostosos, são fáceis de servir e permitem que as pessoas comam enquanto aproveitam.

Mas se quiser inovar no cardápio, pode investir em opções ainda mais elaboradas ao contratar um serviço de buffet.

O buffet é um serviço que oferece comidas e bebidas durante eventos. Pode-se encontrar diversos tipos de culinária:  do churrasco até a italiana, de massas até de doces.

Cada serviço é adequado para o tipo de festa que deseja. Por isso, achar o serviço de buffet correto pode ser mais fácil se tiver em mente alguns pontos norteadores para escolha.

Escolhendo o buffet ideal para sua festa

Escolher um buffet é uma etapa importante na organização de uma festa, etapa. Por isso, é preciso prestar muita atenção nas empresas que oferecem esse serviço e conhecer a qualidade do trabalho oferecido.

E para conseguir um bom serviço, o primeiro passo é definir o número de convidados da festa. Isso porque, algumas empresas trabalham com número limitados de convidados.

Em seguida, você deve procurar referências da empresa que pretende contratar. Ou seja, busque avaliações de clientes, de especialistas, opiniões e assim por diante. É possível buscar essas informações em redes sociais e sites de busca.

Geralmente, empresas de eventos buscam ofertar uma solução completa com um bom custo benefício para o contratante. Então procure saber quais outros serviços o buffet oferece. Podem ser garçons, decoração de mesas ou limpeza, por exemplo.

Mas se estiver buscando uma opção para poucos convidados, você pode optar por um kit festa. Esse é um pacote de serviços de comida pré-preparada, nele o cliente é quem finaliza e serve para seus convidados.

Esse tipo de kit é uma opção que evita desperdícios, faz uma economia muito grande no orçamento e esse valor pode ser alocado com outros itens para festa. É ideal para montar um buffet para confraternização, por exemplo.

Depois disso, é importante fazer degustações do cardápio para alinhar o gosto do cliente com o buffet. E durante a degustação também é definido quais serão os pratos, doces e aperitivos servidos para cada convidado assim como as bebidas.

Uma dica para escolher o serviço de buffet ideal é prestar atenção aos detalhes do serviço oferecido,como a decoração dos pratos e definição do cardápio.

Se um buffet tem essa politica de qualidade, há grandes possibilidades de oferecer um serviço de excelência.

Tipos de buffet

Seja em grandes espaços de festas ou espaço para eventos pequenos ter um buffet é essencial. Mas esse serviço não está apenas na qualidade da comida, também está na maneira que a comida será distribuída durante a comemoração. Existem alguns tipos de serviço de distribuição de comida, como:

  • Buffet à americana;
  • Buffet finger food;
  • Empratados;
  • Coquetel;
  • Buffet à francesa.

buffet à americana é no estilo Self-service, onde a comida fica disposta em ilhas ou estações com e os convidados se servem a vontade durante o evento. São recomendados para momentos mais informais, ou então para criar um ambiente mais confortável em festas de casamento, por exemplo.

Já o buffet finger food consiste em garçons servindo diversos tipos de aperitivos (em pequenas quantidades). Podem estar em colheres, taças, pequenas panelinhas de prata, com os convidados de pé ou mesmo sentados. Nesse caso, a comida deve ser ofertada o tempo todo.

Em um serviço de buffet empratado os pratos são servidos prontos, ou seja, os garçons levam até os convidados em um horário pré-estabelecido. É recomendado para eventos de gala, pois o prato já vem todo decorado e pronto.

coquetel é indicado para eventos de inauguração ou comemoração, mas também vem sendo cada vez mais procurado por noivas e noivos que optam por um coquetel para casamento. Essa opção possui um preço mais atrativo, e geralmente oferece aos convidados bolo, champanhe, canapés e salgados.

buffet à francesa é um tipo de serviço muito elegante mas pouco usado no Brasil. Nessa opção, o prato principal é oferecido em travessas e finalizado na frente do convidado.

Com essas dicas você está com certeza contratará o buffet perfeito para sua festa e conquistará seus convidados!

Deixe uma resposta