A festa de debutantes ideal para você

A chegada dos 15 anos e a tradicional festa de debutante é um marco na vida de uma jovem. Por isso, as comemorações tradicionais relacionadas à esses eventos parecem, de fato, com aqueles bailes cinematográficos  de princesa.

Do Buffet para debutantes até a escolha dos vestidos ao chamado bolo vivo (expressão que faz referência às 15 amigas da aniversariante que fazem parte da valsa), há muitos detalhes nesse tipo de festa.

Por isso, assim como os casamentos e solenidades grandes, é comum contato com o apoio de cerimonialistas e outros profissionais experientes nessa área para colocar tudo no papel.

O primeiro grande passo para esses eventos é a escolha do espaço para festa. Com o local em mãos, é preciso organizar a lista dos convidados, das pessoas que farão parte da valsa, da decoração e das opções de cardápio que serão servidas.

E como organizar tudo isso sem erros? Apesar da quantidade de trabalho a ser feita, colocar as ideias em um planejamento é fundamental para que a debutante consiga aproveitar seu grande dia sem neuras e preocupações.

Se você trabalha na área de eventos ou vai organizar uma festa de 15 anos pela primeira vez, esse post é para você. Confira algumas estratégias importantes e saiba como organizar a festa de debutante sem erros.

Da estrutura à decoração: o que não pode faltar

Festas grandiosas exigem uma estrutura à altura. Ao pensar num baile tradicional de 15 anos, com vestidos longos, valsa e homenagens, esse é um dos pontos altos da organização.

A composição do palco, por exemplo, precisa ter uma infraestrutura adequada para abrigar profissionais da música, a cerimonialista e as luzes que vão colorir a festa. Neste cenário, uma dica de controle de acesso com finalidade de organização é o uso de um Gradil de ferro perto do palco.

Na prática, essa estrutura serve para organizar o fluxo de pessoas, sem tumultos e apertos. Para as crianças que estiverem no evento, por exemplo, é uma boa forma de separar os ambientes.

Além desse detalhe, pensar na estrutura das cadeiras e das mesas, no aspecto do conforto e da decoração também é algo muito relevante. Aliás, a decoração é essencial para escolher tudo o que de fato vai dar a cara para a festa.

É comum que nesse tipo de evento, muitas pessoas se emocionem e queiram surpreender umas às outras com a elaboração de vídeos e o resgate fotográfico de momentos. Mas também há outras formas de surpreender.

A tão esperada hora da valsa, por exemplo, pode ser um momento único do baile. Há inclusive pessoas que recomendam o uso do Telhado abre e fecha, retrátil para destacar esse momento durante a festa.

Além de ser uma solução funcional, o uso de telhados que abrem e fecham pode ser usado de forma muito criativa, para chamar a atenção para a aniversariante de alguma forma.

Há, inclusive, quem dispensa a valsa e decide fazer uma coreografia com as amigas neste momento. Com o passar dos anos, a tendência das festas clássicas não deixou de existir, mas a mudança comportamental das meninas que fazem 15 anos incorpora outros elementos de vivência.

Não importa se o Telhado abre e fecha é melhor ou se o palco feito de um jeito ou de outro, além da qualidade das estruturas, há coisas que não podem ser esquecidas na organização de uma festa de debutante. Por isso, lá vai um check list rápido para lembrar:

  • A decoração precisa ser algo que represente a personalidade da aniversariante;

  • Investir em cores variadas, flores e elementos de decoração é uma boa;

  • É interessante ter painéis de fotos no salão de eventos.

Buffet para debutantes

Depois da estrutura e de elementos de decoração, é indispensável pensar na composição do Buffet para debutantes. Em um cenário onde os paladares estão cada vez mais diversos, uma dica antes de fechar um pacote é fazer como as noivas e buscar amostras gratuitas. Se o evento for durante à noite, o ideal para as opções de cardápio são alimentos que compõem um jantar mais tradicional.

Além dos pratos essenciais, outra parte importante do buffet são os docinhos e salgadinhos. Uma dica é personalizar essa parte do cardápio com algo  que a debutante escolheu com muito carinho.

Em relação às bebidas, é importante observar quais são os buffets que já incluem essas opções no orçamento. Como é uma festa voltada essencialmente ao público adolescente, é importante também se atentar ao consumo de bebida alcoólica por essa faixa etária, que não pode consumir nada antes da maioridade.

Deixe uma resposta